11/10/2025 03:37:19

26/01/2009 00:00:00

Polícia

Polícia

Mais um reeducando é encontrado morto por enforcamento nos presídios de Alagoas. Desta vez o detento José Militão de Souza Filho, de 22 anos, foi encontrado morto no banheiro de sua cela, no presídio Baldomero Cavalcanti.

De acordo com informações da Intendência Geral do Sistema Penitenciário, Militão foi encontrado morto no módulo Seguro do COC, enforcado com uma corda de nylon. O detento estava no sistema prisional desde outubro de 2007 e respondia processo por crime de porte ilegal de arma de fogo.

O local está isolado e a direção do presídio aguarda chegada dos peritos do Instituto de Criminalística e da Polícia Civil. No local, os detentos do módulo afirmam não terem visto o suposto suicídio.

Esta é a quinta morte registrada em menos de um mês nos presídios do Estado, a segunda apenas no Baldomero. O primeiro caso foi registrado dia 6 de janeiro e teve como vítima o reeducando David Cerqueira Vieira. Ele foi encontrado enforcado com uma corda de nylon no banheiro coletivo do módulo G-VI do Presídio Cyridião Durval. Já no dia 19, Alberto Léo Lima da Silva, 24 anos, foi encontrado morto também no Cyridião, na grade do banheiro do módulo G-IV do presídio.

No dia 23 deste mês, o detento Edmilson José da Silva, 21, conhecido como Coilha, foi encontrado morto no módulo seguro do III, do Baldomero Cavalcanti. E no último sábado, dia 24, Luiz Carlos da Silva, 33, estava enforcado com um cordão de nylon no banheiro coletivo do módulo IV do presídio Cyridião Durval.

Todos os casos de mortes no presídio estão sendo investigados pelo 10º Distrito Policial.

Fuga

José Militão de Souza Filho chegou a fugir da Casa de Detenção de Maceió, o conhecido Cadeião, no dia quatro de outubro de 2007. Ele e mais três detentos estavam em uma cela improvisada do Pavilhão I da unidade por falta de convívio, serraram a grade da janela da cela e por volta das 4h renderam um agente penitenciário que estava de plantão na guarita principal do Cadeião.

Na fuga, dois dos quatro reeducandos estavam armados com pistolas calibre 380 e renderam o agente, chegando a ameaçá-lo de morte. Um agente que estava em outra guarita percebeu a movimentação e efetuou disparos de contenção. Os detentos revidaram atirando contra a guarita.

Após o tiroteio, os presos fugiram em um veículo Santana de cor cinza e vidro fumê e contaram ainda com o apoio de mais uma pessoa que estava numa moto. No momento da fuga, os foragidos levaram ainda a arma que estava de posse do agente plantonista, uma espingarda com seis munições.

com alagoas24horas //

Galeria