11/10/2025 03:39:57

26/01/2009 00:00:00

Politíca

Politíca

Os integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas decidiram, no final da manhã desta segunda-feira, dia 26, pelo retorno dos deputados afastados por determinação do juiz Gustavo de Souza Lima, da 16ª Vara Cível da Capital, acusados de participar do esquema que desviou mais de R$ 280 milhões da folha de pessoal da ALE.

A decisão foi anunciada pelo presidente da ALE, deputado Fernando Toledo (PSDB), que afirmou que a Mesa Diretora seguiu a determinação do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Toledo, “a Assembleia tem que cumprir a decisão do ministro Gilmar Mendes”, respeitando o estado democrático de direito e o ordenamento jurídico da Casa.

O presidente da Assembleia não quis fornecer detalhes de como se deu a votação para o retorno dos deputados. Todos os oito integrantes da Mesa participaram da votação. Toledo disse, apenas, que se trata de uma ‘decisão de consenso’, que deverá ser cumprida imediatamente. De acordo com Fernando Toledo, a decisão da Mesa Diretora deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 27. Os suplentes dos deputados deverão ser informados da decisão ainda hoje.

com alagoas24horas // cláudia galvão e luiz vilar