Muita gente dormiu dois dias na fila, em busca do sonho da casa própria. A Caixa Econômica Federal abre, daqui a pouco, inscrições para candidatos a ocupar casas restantes do Residencial Ernesto Maranhão, que faz parte do Programa de Arrendamento Residencial, o PAR. Vão ser inscritas mil pessoas para disputar as 200 vagas.
As inscrições começam às 8h e não têm hora para terminar. Mesmo assim, a fila começou cedo - no início da tarde de domingo já tinha gente na fila. Os primeiros a chegar dormiram na fila para deixar o aluguel em troca da casa própria.
Segundo Irenilda Barros, do setor de alienação de imóveis da Caixa, podem se inscrever quem tiver renda bruta familiar máxima de R$ 1.800 ou, no caso de militares, a renda aumenta para R$ 2.800.
Também é exigência apresentar idoneidade cadastral; ter capacidade de pagamento compatível com as despesas do arrendamento; ser maior de 18 anos ou emancipado; ser brasileiro nato ou naturalizado; ser detentor de visto permanente no país, no caso de estrangeiro.
No momento da inscrição o candidato deve estar com identidade e CPF - só o original. Depois, a partir de segunda-feira, os candidatos vão ser convocados para entrevistas e devem levar documentos exigidos pela Caixa.
Atualmente, oito mil famílias vivem em imóveis do PAR em Maceió. Com o arrendamento dessas casas, o número sobe para 8,2 mil.
O Residencial Ernesto Maranhão foi invadido por funcionários públicos no dia 8 de julho do ano passado. Na época, eles chegaram a afirmar que o conjunto estava abandonado há cinco anos e que as casas não estavam acabadas - não tinham instalações elétricas, nem hidráulicas.
A desocupação do conjunto chegou a ser determinada pela Justiça, mas não foi cumprida. Os invasores ameaçaram fazer uso de violência e a desocupação só aconteceu no dia 9 de setembro, de forma pacífica.
com tudonahora // elaine rodrigues