Um problema técnico na Previdência Social atrasou o pagamento de pensões alimentícias e vem causando transtornos aos pensionistas que dependem do benefício para sobreviver. De acordo com o Ministério da Previdência, a expectativa é que a falha seja solucionada em até 72 horas.
A pensionista Neuza Maria da Silva, 58 anos, moradora da Vila Pires, em Santo André, não teve o seu benefício depositado e se desespera com a proximidade do vencimento das contas que tem de pagar. Desempregada, ela conta apenas com os recursos da pensão alimentícia para quitar despesas mensais, como água, luz e aluguel.
"Fui ao banco sacar meu benefício e levei um susto quando vi que o lançamento não tinha sido feito", conta. No Posto da Previdência, Neuza recebeu a informação de que se tratava de um problema no órgão federal e que muitas pessoas não haviam recebido a pensão.
No entanto, o susto foi maior ao obter informações pelo telefone do Ministério da Previdência Social. "Disseram que antes de 15 dias o benefício não sai. E as minhas contas, que vencem na sexta-feira? Se o meu benefício não for depositado até essa data, vou ter que recorrer a amigos para pagá-las", queixa-se.
O Ministério da Previdência informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a Dataprev (empresa de processamento de dados da Previdência Social) já tomou as devidas providências e o pagamento dessas pensões alimentícias será creditado em até 48 horas para quem recebe pelo Banco do Brasil e em 72 horas para quem recebe por outros bancos.
Em relação aos beneficiários que tiveram contas vencidas devido ao atraso no lançamento da pensão, a Previdência esclarece que somente corrige o valor dos pagamentos em caso de atrasos superiores a 45 dias.
Fonte: Diário OnLine