Cumprindo mandados de busca e apreensão, 100 homens da Polícia Federal comandos por dois delegados, um de Alagoas Delano Cerqueira e outro do Rondônia Gustavo Gatto, estiveram na manhã desta terça-feira,16, nas residências de dois vereadores eleitos, Neri Almeida e Dino Júnior e nas casas de oito correligionários deles, além da revendedora de carros Viamar.
Com o vereador Neri Almeida a PF apreendeu um notebook e agendas. Na casas dos correligionários do vereador foram apreendidos cadastro eleitorais, adesivos de campanha e um revólver, calibre 38, sem registro. Nos cadastros apreendidos os valores escritos variavam entre 20 a 2.340 reais
Os mandados foram expedidos pelos juízes eleitorais, da 2ª Vara, José Cícero que expediu sete mandados contra Neri Almeida e pela juíza Esther Cavalcanti Manso, da 17ª Vara expediu os outros três contra Dino Júnior.
Segundo o delegado, Delano Cerqueira, que comandou as buscas contra Neri Almeida, o tempo não atrapalhou as investigações. “O inquérito foi instaurado desde dia da eleição e agora temos provas suficiente para comprovar o crime eleitoral, disse Cerqueira.
Cerqueira lembrou também que a Polícia Federal tem filmagens do dia da eleição feitas pela Força Nacional expedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral, na revendedora de carros Viamar, localizada no bairro da Serraria, de propriedade de Neri Almeida, onde funcionava o quartel geral dos cadastros de eleitores.
Ainda de acordo com o delegado, o vereador Neri Almeida já foi indiciado por crime eleitoral e o inquérito segue ainda esta semana para a Justiça Eleitoral.
Caso condenados, os vereadores eleitos podem sofrer pena de até 4 anos de reclusão, pagamento de multa e perda do mandato eletivo.
com melhornoticia // edenilda cordeiro