Um homem identificado como Antonio Rogério Peixoto, 33 anos, foi detido nesta segunda-feira, 1° de dezembro, no município do Crato, no Ceará, acusado de exercer ilegalmente o sacerdócio. As primeiras informações davam conta que Antonio Peixoto estaria freqüentando bares da cidade na companhia de menores, usando batina.
A presença do padre nos bares teria chamado atenção de moradores, que acionaram a Polícia. Chamado para averiguações, Antonio Rogério, que reside na Rua Desembargador Tenório, 225, no bairro do Farol, explicou que foi seminarista, mas não chegou a se ordenar e também nunca exerceu ilegalmente o sacerdócio, mas confessou que usa freqüentemente a batina e se diz padre para todo mundo.
O chefe de serviço da Delegacia Regional do Crato, Mário Gomes, explicou que o falso padre não foi preso, mas detido para averiguações. Entretanto, o material encontrado com ele: fotos de padres, bispos e papas, além de vários livros sobre a religião católica e outros objetivos da prática religiosa, foram apreendidos pela Polícia.
“Nós estamos esperando que apareça alguma testemunha que informe sobre alguma prática ilegal, ou ação delituosa, caso não aconteça, o falso padre será liberado. Como não exerce ilegalmente o sacerdócio, a única orientação que daremos é que não continue mantendo a prática de se fingir de padre”, disse Gomes.
Um site local informou que o falso padre já teria sido preso em Maceió por estelionato, mas a informações não foi confirmada pela Polícia. Enquanto a Polícia aguarda o aparecimento de testemunhas, o falso padre continua detido.
com alagoas24horas // danielle silva