Os juízes que fazem parte do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) poderão decidir, na tarde desta sexta-feira (28), o destino político do município de Satuba para os próximos quatro anos. Os magistrados, através de votação, irão julgar a ação que denuncia o prefeito eleito Cícero Ferreira da Silva e o vice, Célio Barateiro, por prática de crime eleitoral. O recurso foi movido pela coligação “Satuba com Você no Coração”, encabeçada pelo candidato derrotado Cyro da Vera Cruz.
As inúmeras folhas dos autos denunciam a prática de abuso de poder econômico, promoção pessoal e captação ilícita de sufrágio, através da realização de um bingo, organizado pelo supermercado Barateiro, de propriedade de Célio Gomes Oliveira, mais conhecido como Célio Barateiro.
A denúncia, que foi formalizada na justiça eleitoral antes mesmo do resultado das eleições, alega que o bingo ocorreu no dia 10 de agosto e foi alusivo ao Dia dos Pais. Toda a premiação foi patrocinada pelo então candidato a vice-prefeito, visto que as cartelas e os prêmios foram distribuídos gratuitamente. Segundo o documento, que ainda é enriquecido por fotos, imagens e gravações de áudio, o bingo se caracterizou como corrupção eleitoral e teve como objetivo cooptar votos, desequilibrar o pleito e viciar a vontade dos eleitores satubenses.
Parecer favorável
Na primeira quinzena de novembro, a promotora Niedja Kaspery deu parecer favorável a ação movida pela coligação derrotada, reconhecendo a existência de prática com finalidades eleitoreiras. De acordo com a lei eleitoral, a captação ilegal de sufrágio se caracteriza pela entrega de bens ou vantagens ao eleitor, ou mesmo a sua promessa, com fins de aliciar seu voto, desequilibrando as condições de igualdade entre os demais candidatos.
Cícero Ferreira da Silva (Titor) foi eleito, no último dia 5 de outubro, com 3.735 votos, contra os 3.187 votos obtidos por Cyro da Vera Cruz.
por Assessoria