11/10/2025 03:19:54

Acidente
10/10/2025 19:00:00

Universidades de Alagoas organizam Fórum Internacional sobre Resiliência contra a Escravidão e seus Reflexos Atuais

Evento presencial e virtual inclui visita à histórica Serra da Barriga em União dos Palmares

Universidades de Alagoas organizam Fórum Internacional sobre Resiliência contra a Escravidão e seus Reflexos Atuais

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em cooperação com o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) e o grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas, estão entre os principais responsáveis pela realização do Fórum Internacional da Rede de Cátedras sobre a Dívida Pública (RICDP).

A conferência ocorrerá em Maceió nos dias 4 e 5 de dezembro, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com atividades adicionais agendadas para União dos Palmares, no dia 6, na emblemática Serra da Barriga. O evento abordará o tema Experiências de Resistência à Escravidão Colonial, ao Neoliberalismo e na Defesa dos Direitos Sociais, buscando reviver episódios históricos da luta contra a escravidão, além de refletir sobre sua influência na formação do capitalismo industrial e nas desigualdades que ainda são visíveis nos dias atuais.

O contexto inclui reformas que ameaçam conquistas sociais e o crescimento de discursos autoritários.

Durante o fórum, serão discutidos tópicos como: experiências de resistência contra a escravidão em regiões como Serra da Barriga, Haiti, Austrália, Bolívia e Colômbia; o papel da escravidão na formação do capital e na estrutura fundiária brasileira; a história, auge e declínio dos quilombos de Palmares; a participação dos povos indígenas e questões de gênero nas comunidades quilombolas; além de temas como racismo estrutural, reformas trabalhistas e previdenciárias, os efeitos do neoliberalismo, a crise da dívida pública, o sistema de exportação agrícola e as ameaças às terras indígenas e quilombolas, assim como ataques às religiões de matriz africana.

O evento contará com palestras de destaque, painéis de debates e mesas-redondas com acadêmicos e líderes de diferentes países, incluindo nomes como Maria Lúcia Fatorelli (Auditoria Cidadã da Dívida/RICDP), Osvaldo Coggiola (USP), Ailton Krenak (povo Krenak/MG), Karina Ochoa (Unam/México), Henry Boisrolin (Comitê Democrático Haitiano/Argentina), entre outros.

Uma homenagem também será prestada ao professor Wilson do Nascimento Barbosa, da USP, reconhecido por seus estudos sobre escravidão e resistência. Segundo o professor José Menezes Gomes, do Departamento de Serviço Social da Ufal, a realização do fórum representa uma extensão das ações de internacionalização promovidas pelo grupo Observatório de Políticas Públicas, que já promoveu diversos eventos ligados ao tema na universidade.

"Essa iniciativa é uma continuidade do programa de pós-graduação em Serviço Social, por meio da Rede internacional de Cátedras sobre a Dívida Pública", destacou. A parceria com o Ifal, assim como o apoio de sindicatos como Sindifisco, Sindprev e Sintietfal, são fundamentais para o sucesso do evento.

A participação é gratuita e as inscrições já estão disponíveis na plataforma Doity. O formato do fórum será híbrido, facilitando o envolvimento de pesquisadores, estudantes e representantes de movimentos sociais de diferentes regiões do Brasil e do exterior.