26/04/2024 16:54:12

10/02/2011 16:39:48

A Casa de Jorge de Lima, em União dos Palmares


A Casa de Jorge de Lima, em União dos Palmares
Interior da Casa de Jorge de Lima


Com maceioagora // Profª Suely Correia

 

Todos sabem da importância da figura ilustre de Jorge de Lima para a sociedade, sua contribuição para literatura brasileira, para as artes e a história de Alagoas.

Breve biografia

Jorge Mateus de Lima nasceu em União dos Palmares (AL), no ano de 1895. Fez estudos secundários e iniciou o curso de medicina em Salvador, concluindo-o no Rio de Janeiro. Retornando ao estado natal logo depois, onde fez carreira em medicina e na política. Além de poeta, foi pintor, fotógrafo e ensaísta. Jorge morreu no Rio de Janeiro, no ano de 1953.

O município de União dos Palmares, conhecido como a “Terra do Quilombo” através do consagrado Zumbi, traz hoje seu nome e imagem do guerreiro em seu ônibus da prefeitura. Nele, são transportados estudantes e funcionários da região. Além disso, outdoors e placas sinalizando a cidade podem ser encontrados nas proximidades pela BR. Isso mostra um pouco do orgulho sentido por aqueles que habitam o município.

Em uma visita no dia 02 de fevereiro, na festa da Padroeira Santa Maria Madalena, encontrei a casa de Jorge de Lima com uma “nova roupa”, a arquitetura do prédio está modificada. Naquele momento, a decepção e o abuso do poder público me entristeceram. Pior que isso, são os cidadãos que conhecem a história daquela Casa e foram coniventes com a destruição daquele Patrimônio.

Casa esta, tão conhecida por mim que passei parte de minha infância e adolescência dentro dela, na época o meu tio era o proprietário. Lembro-me da casa de 1º andar, em frente à Igreja matriz e a praça principal da cidade, era linda, antiga, com adornos e artefatos do século XIX e com originalidade, como são buscados nos tombamentos de patrimônio histórico hoje.

Lembro da sacada que havia no casarão de frente a igreja, seus janelões e portas pesadas, pelos quais só com muita força conseguia-se fechá-las ou abri-las. Visualizava tudo que acontecia aos arredores e emocionava-me com a Festa de Sta Maria Madalena. Sentia-me como as mocinhas da época onde Jorge de Lima vivia por lá. Uma sala comprida, um salão no terrio enorme, a qual meu tio abriu uma livraria.

Como era gostoso andar no piso de madeira e descer e subir as escadarias de madeira, de tão maciço o som dos sapatos no sobe e desce pareciam música. Emoção não faltava. E quando chegava a hora de tomar banho a água era fria, o banheiro enorme no fundo da cozinha. Os quartos de meia parede, eram tão grossas que não dava pra se pendurar-se. Uma vida de realeza, viver e sentir aquilo tão diferente do que seria a arquitetura do século XX. Infelizmente tudo não passa de lembranças. Muitos não poderão sentir nada igual. Hoje esta tudo muito diferente.

Há alguns anos atrás, percebebi que o casarão estava se deteriorando, os homens do poder não se preocupavam com aquele “imóvel velho”. Então comentei com uma amiga museóloga, mostrei minha insatisfação e com seu auxílio foi criado um projeto de recuperação e reorganização do sobrado.

Como queríamos muito cuidar de um pedacinho do que é nosso, fomos procurar a secretaria de cultura na época, que pareceu interessada e prometeu marcar um encontro com o prefeito, encontro este que até hoje aguardamos. Agora o prédio pertence a Universidade Federal de Alagoas, onde o pró-memória é responsável.

Acredito que Patrimônio Histórico é tudo que se refere ao bem comum e significativo de uma sociedade seja no sentido estético, artístico, cultural, histórico e cientifico. Portanto, pertence ao povo e sua história, cabe aos poderes públicos preservá-los.

Resolvi verificar sobre a casa de Jorge de Lima em União. Abaixo encontram-se algumas informações oficiais, através do site da Secretaria Estadual de Cultura.

chamada:
livro de registro: Histórico
catálogo: Pró-Memória
cadastro: Bens Tombados
categoria: Registro de Edifícios e Monumentos Isolados Livro de Tombo nº 2
tipo: Arquitetura Civil
palavras-chaves: patrimônio arquitetônico – tombamento – histórico
obra: Casa onde residiu o Poeta Jorge de Lima
localidade: Rua Correia de Oliveira, nº 2 cidade e município de União dos Palmares, Estado de Alagoas. proprietário: Universidade Federa lde Alagoas-UFAL.
decreto: 5303 de 09/02/83
processo número: 543/83
caráter do tombamento: Anuência
nível: Nível Estadual


O que não podemos aceitar é que enquanto cidades de nosso país buscam valorizar sua cultura, seus patrimônios, sua história, Alagoas não quer viver as suas origens. Cidades se autodestroem, a população é cada vez mais miserável, a sociedade está cada vez mais pobre de educação e consciência do que é ser cidadão.

Alagoas não é só praia de belas águas e calmas. Temos história, temos uma pluralidade cultural que poucos estados possuem. Estão acabando com nosso cinturão verde. A natureza e as riquezas de Alagoas não é só da cor azul, é também verde, amarelo e branco. Não o verde do plantio da cana-de-açúcar que hoje predomina economicamente a região. O verde ecológico, da vida, dos seres humanos conscientes de sua existência e sabedoria. De intelectuais que passaram por aqui como Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Artur Ramos, Maria Mariá, Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Jayme de Altavila e muitos outros.

Hoje, o chamado de Memorial Jorge de Lima, em que seus realizadores dizem tem como objetivo divulgar quem é Jorge de Lima, se contrapõe com a realidade vista. Foi retirada a sacada em que ficava de fronte a igreja, percebe-se também nos detalhes em branco o absurdo desse crime ao patrimônio do povo. Onde ao Secretaria de Cultura afirma que trata-se de um marco histórico. Já o prefeito acredita que a importância desse Memorial é um instrumento turístico.

Isso é preservar? Isto é ser guardião da história? É respeitar a cultura de seu povo? Será que a população de União não valoriza sua história? Será que não é culpa dos administradores seja federal, estadual e principalmente municipal, tamanha ignorância popular? Acredito que se realmente tivessem intenção real dos fatos para seus reais acontecimentos, este tipo de comentários não seriam tão absurdos.

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News