27/04/2024 19:25:03

Guerra
25/06/2022 00:00:00

Forças ucranianas abandonam Severodonetsk


Forças ucranianas abandonam Severodonetsk

As forças ucranianas retiram de Severodonetsk. Os soldados de Kiev receberam ordens para abandonar a cidade completamente devastada, após semanas de combates que custaram inúmeras vidas a ambos os lados do conflito.

O governador regional de Luhansk, Serhiy Haidai, explicou num vídeo, que foram dadas ordens aos soldados para retirarem para novas posições; áreas fortificadas nas quais "conduzem combates em larga escala e infligem perdas ao inimigo".

A cidade deSeverodonetsk é crucial na estratégia russa de conquista da bacia industrial do Donbass.

A Rússia afirmou esta sexta-feira que tomou o controlo de dez cidades na região de Lugansk, nos últimos cinco dias, e está perto de controlar toda a área, com apenas Lisichansk a resistir ao cerco russo.

Com a sua retirada, as tropas ucranianas estão a tentar evitar ser completamente cercadas pelos russos.

As forças pró-russas divulgaram um vídeo em que eram vistas a içar a sua bandeira e a bandeira russa em Hirskee, a sul de Lysychansk e afirmam que 41 soldados ucranianos se renderam neste assentamento militar.

Alguns analistas acreditam que o revés da Ucrânia em Lugansk não significa um ponto de viragem no conflito, mas reconhecem que serve a propaganda russa.

Em Kherson, a primeira cidade a cair em mãos russas, o chefe adjunto do governo russo, Kirill Stremousov ,denunciou como uma ação terrorista da Ucrânia o ataque que tirou a vida de um colaboracionista.

Entretanto, os bombardeamentos noturnos voltaram a atingir Kharkiv, destruindo um complexo desportivo. De acordo com as autoridades ucranianas, não houve baixas.

pt.euronews.com



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News