27/04/2024 06:51:13

Educação
05/09/2019 08:00:00

É o aluno que abandona a escola ou é a escola que abandona o aluno?


É o aluno que abandona a escola ou é a escola que abandona o aluno?

Em conflitos por atos ilícitos que os colocam na marginalidade, excluídos da educação brasileira idealizada, muitos adolescentes não conseguem acompanhar o ritmo de aprendizagem na escola. “Ao não serem sonhados como sujeitos educáveis e escolarizáveis, apresentamos-lhes, enquanto sociedade, o que eles verbalizam: suas vidas se reduzem a matar ou morrer, ou seja, se encontram com o real da morte“. Assim, escola “é um um lugar complicado, um real não simbolizado em suas vidas“, afirma a psicanalista Roselene Gurski no artigo “Educa-me ou te mato!“, publicado na revista Estilos da Clínica. O título, na verdade, é uma simbologia do pedido de socorro dos jovens nessa situação, também denominados de jovens infratores. 

Autora e também os leitores querem saber: “Por que os adolescentes não param na escola? O que a sociedade fez ou deixou de fazer para que esses jovens não colem na escola e não se interessem pelo crime? Por que se fixam no tráfico e não nos bancos escolares?“. Mas “dona, eu não abandonei a escola, foi ela que me abandonou”, respondem os jovens. A pesquisadora, experiente no tema violência juvenil, discute sobre intermediações com grupos de adolescentes nas periferias de Porto Alegre, contando sobre as rodas de conversa e as rodas onde há interação com música e poesia, em que os jovens expressam a brutalidade das ruas que não permite a eles sequer pensarem, pois, nessa realidade, “é matar ou morrer”. 

Foto: Pixabay /CC0

A autora cita as reflexões do educador Paulo Freire sobre a questão: “não eram os jovens que se retiravam da escola, mas a escola, com sua configuração e cultura intolerantes com as diferenças de todas as ordens, raciais, sociais, cognitivas e outras, que os expulsava da educação formal“. Nessa “pesquisa-intervenção“, a pesquisadora aponta uma contradição revelada pelos jovens em relação à aprendizagem formal, visto que, em um momento, veem a escola como “uma ponte, uma porta para o futuro” e, em outro momento, a universidade se torna “algo muito distante e mesmo inalcançável“, tendo-se em mente que o único futuro desses adolescentes se resume em “matar ou morrer”.

Destaca-se que a maioria dos jovens em “privação de liberdade” tem entre 16 e 18 anos, e que os atos infracionais dos mesmos, geralmente, não são os mais graves. Do ato infracional para a morte – é o destino de muitos adolescentes da periferia, principalmente dos jovens negros brasileiros. Em nosso país, 2,5 milhões de crianças e jovens estão fora da escola, e “muitos, depois de repetirem vários anos na escola, ao chegarem à adolescência, acabaram virando estatísticas de evasão“. O artigo chama a atenção para o fato de uma das causas dessa marginalidade ser a busca de uma resposta rápida, cujo fim seria preencher o vazio interior de alguém que vive em meio aos preconceitos, ao abandono e à pobreza; tais condições conduziriam os jovens a agarrarem-se, por carências de toda a espécie, à figura do chefe do tráfico, por exemplo.

O artigo mostra a fala reveladora de um adolescente sobre a ausência de estímulo emocional dos pais, no documentário Nunca me sonharam, de Cacau Rhoden: “Nunca me sonharam psicólogo, nunca me sonharam sendo um professor, um médico. Eles não sonhavam e não me ensinaram a sonhar”- aqui o rapaz se refere à ausência de um lugar simbólico para os jovens da periferia nos sonhos da nação. Nesse contexto, ressalta-se a importância da construção de expectativas de vida, e não de morte, para que os jovens não devolvam ao país, “com seus atos infracionais, o real que recebem como simbólico: Educa-me ou te mato!“, mas sim a expectativa de um futuro que trafegue fora das margens sociais, rumo à estrada por onde se avistem caminhos de inclusão social, política, cultural e, principalmente, educacional.

jornal.usp.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News