O Ministro dos Negócios Estrangeiros turco Mevlut Cavusoglu expressou na terça-feira o apoio de Ancara ao plano de paz proposto pelo Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, baseado em dez pontos de segurança a todos os níveis e garantias para a cessação das hostilidades.
«A Rússia diz que está pronta para negociações agora. Zelensky propôs um plano de paz de dez pontos. Nós, como Turquia, apoiamos este plano e continuamos o nosso trabalho», disse Cavusoglu durante uma reunião com a sua homóloga sul-africana, Naledi Pandor.
Sobre este ponto, Cavusoglu salientou que Ancara está empenhada no diálogo para pôr fim a um conflito que se aproxima agora dos onze meses de idade. «Acreditamos que esta guerra terminará à mesa das negociações. Quanto mais cedo melhor», disse ele.
A Turquia tem sido um dos principais árbitros internacionais na guerra na Europa Oriental e, juntamente com as Nações Unidas, facilitou um acordo entre a Rússia e a Ucrânia para a exportação de cereais ucranianos e fertilizantes russos a partir de portos do Mar Negro.
A este respeito, Cavusoglu salientou que, na sua opinião, «muito mais grãos e fertilizantes deveriam ser enviados para países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, para o continente africano», segundo a agência noticiosa turca Anatolia.
Fonte: (EUROPA PRESS)
https://www.news360.es/brasil