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02/01/2023 03:00:00

Desatenção contribui para aumento de golpes cibernéticos neste período de festas, afirma especialista

Desatenção contribui para aumento de golpes cibernéticos neste período de festas, afirma especialista

As confraternizações de fim de ano causam uma mobilização por consumo de serviços e produtos e, também por causa disso, os cuidados devem ser redobrados para que sejam evitados os golpes cibernéticos, cada vez mais comuns no Brasil. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 3 em cada 10 brasileiros já foram alvo de golpes financeiros na internet. Outro levantamento, feito pela empresa PSafe, também constatou que, de janeiro a junho de 2022, quase 5 milhões de tentativas de golpes foram registradas no país, o que representa cerca de mil vítimas por hora.

Segundo Regiane Nascimento, Assessora de Controles Internos da Sicredi Expansão, o alto registro de golpes no período de ano novo e do carnaval pode ser explicado pela pouca atenção que as pessoas costumam ter nesses momentos, e destaca algumas dicas.

“As pessoas devem habilitar a verificação em duas etapas; não deixar a foto do WhatsApp visível a todos, deixar somente aos seus contatos; não clicar em links recebidos via WhatsApp, e-mail e SMS; ao receber mensagens de pessoas conhecidas (foto no perfil) pedindo dinheiro, ligar para a pessoa para se certificar do pedido; não fornecer dados pessoais em ligações e/ou compartilhar dados pessoais em redes sociais; não compartilhar senhas e nem utilizar a mesma em vários aplicativos, sites e cartões”, alerta.

Ela detalha que, para aumentar a segurança, as senhas criadas para acessar aplicativos devem conter letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. A senha também deve ser trocada periodicamente, a cada dois meses ou sempre que houver suspeita de que esteja comprometida. Outra orientação importante é evitar anotá-la em blocos de notas, agendas, cadernos ou salvá-las em arquivos, computadores, celulares ou navegadores. “O uso do recurso do login por biometria facial ou digital e da senha PIN também garante uma maior proteção”, afirma Regiane.

Ela ainda reforça que, ao receberem propostas tentadoras de venda de produtos, bens ou serviços, as pessoas devem desconfiar se o valor for muito baixo e que, por isso, vale a realização da pesquisa de mercado para comparar os preços. Confirmar a linha digitável e os dados do beneficiário/cedente ao pagar boletos também é uma importante medida preventiva.

A seguir, saiba quais são os golpes que estão em alta:

Golpe de falsos funcionários de instituições financeiras oferecendo empréstimos ou suporte técnico (pedindo para instalar apps e confirmar dados pessoais, inclusive a senha);

Golpe por WhatsApp (usando a foto da pessoa/parente pedindo para enviar Pix, TED, transferência bancária);

Golpe do link patrocinado, com anúncios de produtos que redirecionam para sites falsos;

Golpe do emprego (oferta de trabalho em empresas de grande porte, tipo Amazon);

Golpe do investimento, oferecendo remuneração tentadora;

Golpe da venda de produtos por preço muito abaixo do mercado;

Golpe do boleto falso (código de barras adulterado, cujo valor pago é repassado para conta de terceiros e não do cedente/favorecido);

Golpe de extorsão (chantagem, ameaça de divulgação de fotos íntimas ou informações confidenciais).

repórter maceió