19/12/2025 19:07:58

Acidente
12/11/2022 02:00:00

Justiça do Rio revoga duas prisões preventivas contra Cabral, que seguirá preso por decisão do STF

Justiça do Rio revoga duas prisões preventivas contra Cabral, que seguirá preso por decisão do STF

Ex-governador do Rio, Sergio Cabral (MDB) conseguiu a revogação de dois mandados de prisão preventiva que pesavam contra si no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RJ). A informação foi confirmada pela assessoria do órgão, que ainda não crava se, com isto, Cabral fica sem pendências nesta instância. De qualquer forma, o ex-governador seguirá preso, já que segue com uma condenação imposta pelo ex-juiz Sérgio Moro, no âmbito da Operação Lava Jato, cuja validade segue em análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

‘Bolsonarizada’: PRF adota perfil politizado e mais violento nos últimos anos

Apuração: PRF pede a Moraes mais prazo para apresentar relatório sobre multas após bloqueios nas rodovias

A defesa de Cabral afirma que a 5ª Câmara Criminal do TJ-RJ revogou a prisão preventiva decretada no curso das operações que envolvem o ex-procurador de Justiça Cláudio Lopes. A nota assinada pelos advogados Patrícia Proetti, Daniel Bialski e Bruno Borragine afirma que esta decisão foi unânime.

Os desembargadores teriam concordado com o argumento da defesa de que não há motivo para continuidade da prisão devido ao tempo passado dos supostos atos criminosos, e também pelo fato de Claudio Lopes estar respondendo aos dois processos em liberdade.

Prestes de completar seis anos na cadeia, Cabral segue como o único preso em regime fechado pelo Lava Jato.

Ainda válida contra Cabral, a prisão decretada por Moro segue em discussão na 2ª Turma do STF. O placar está 1 a 1: o ministro Edson Fachin votou a favor da manutenção da prisão, e Ricardo Lewandowski votou para revogá-la. O julgamento está suspenso por um pedido de vista do ministro André Mendonça. Faltam votar os ministros Gilmar Mendes e Kassio Nunes Marques.

yahoo notícias