Para continuar mantendo o estoque de sangue em níveis seguros e evitar o comprometimento do fornecimento aos hospitais e maternidades, as unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) de Maceió e de Arapiraca funcionarão em horário especial amanhã (24), em razão da antecipação do feriado do servidor público, comemorado em 28 de outubro. Apesar das mudanças pontuais no horário de atendimento, os voluntários poderão fazer a doação normalmente nestes dois dias.
Em Maceió, o posto de coleta ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche, não funcionou no sábado (22), uma vez que o prédio passará por um processo de pintura da estrutura física. Mas o posto ao lado do Hospital Metropolitano, na Via Expressa, vai atender os doadores das 7h30 às 17h. Na segunda-feira (24), as duas unidades funcionarão das 7h30 às 17h.
Em Arapiraca, o posto de coleta do Eldorado, que fica próximo à Escola Alternativa, funcionou no sábado (22) e na segunda-feira (24) em horário especial: das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Ainda no sábado, a unidade móvel fará coleta externa na Igreja Cristo Redentor, no bairro Eldorado, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Voluntários
Segundo o Ministério da Saúde (MS), no ato da doação de sangue o voluntário deve apresentar boas condições de saúde, ter, no mínimo, 16 anos, peso igual ou superior a 50Kg e apresentar um documento de identificação com foto. O uso de máscara também é uma das recomendações ao comparecer aos postos de coleta.
Quem contraiu a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos ficará impedido de doar sangue. Os candidatos que colocaram piercing ou tenham feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação ficam impedidos de doar por um período de um ano após o procedimento.
Quanto ao doador habitual, o homem pode repetir a doação após dois meses e, no caso da mulher, em um intervalo de três meses. Para quem se vacinou contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas, caso o imunizante recebido tenha sido a CoronaVac, o que também se aplica à vacina contra a Influenza. Se o doador recebeu as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de sete dias.
Covid-19
No caso de contaminação pelo novo Coronavírus, há o impedimento de doar pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Caso tenha mantido contato com uma pessoa infectada, mas não apresentou sintomas da doença nos sete dias subsequentes, a doação está liberada.
o dia mais