19/12/2025 20:27:37

Geral
01/10/2022 13:00:00

Sesc Alagoas divulga programação da V Mostra Sesc de Cinema

Sesc Alagoas divulga programação da V Mostra Sesc de Cinema

Nos meses de outubro e novembro, o Sesc Alagoas realizará uma programação especial da V Mostra Sesc de Cinema, focada em promover as produções locais. As atividades serão gratuitas e acontecerão em cinco cidades (Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Teotônio Vilela e Santana do Ipanema), com oficinas voltadas para o universo do audiovisual e sessões de exibição com os 13 filmes que compõem o Panorama AL, sob curadoria da cineasta Laís Araújo e do gerente de Cultura do Sesc Alagoas, Guilherme Ramos.  

Neste ano, Alagoas conta com três filmes em destaque na programação nacional da Mostra: “A barca”, de Nilton Resende, pelo Panorama Nacional; “O abraço logo vem”, de Paulo Accioly, pelo Panorama Infantojuvenil; “Relato número um”, de Elizabeth Caldas, pelo Destaque Regional. 

Mostra Sesc de Cinema  

Tem o intuito de impulsionar o circuito cinematográfico brasileiro por meio da valorização da produção audiovisual independente. Para isso, prioriza seleções de realizadores, de várias regiões do país, que abordem temas relacionados à pluralidade cultural do Brasil, dialogando com diferentes realidades e ampliando o acesso da população a uma filmografia contemporânea diversa.  

Os filmes dos panoramas Nacional e Infantojuvenil estarão disponíveis por meio do site sesc.com.br/mostradecinema, a partir de novembro, em data a ser divulgada em breve. 

PROGRAMAÇÃO: 

SESC POÇO 

3 a 7 de outubro  

Das 19h às 21h30: Oficina de Atuação para Obras Audiovisuais, com a atriz e pesquisadora Ticiane Simões (NEPED/UFAL). 

São 20 vagas voltadas para profissionais ou estudantes das artes cênicas, com idade a partir de 18 anos. Inscrições pelo link: https://doity.com.br/atuacaonoaudiovisual (até 30/9). 

11 de outubro  

Exibição do filme “A barca”, de Nilton Resende, para funcionários do Sesc Alagoas, com a presença da atriz Wanderlândia Melo. 

ESCOLA SESC JARAGUÁ 

6 e 7 de outubro  

Oficina de Cinema com Celulares, com o cineasta Lucas Litrento. 

Para estudantes do 5º ano da Escola Sesc Jaraguá. 

13 de outubro  

Sessão de filmes da V Mostra Sesc de Cinema - Panorama Infantojuvenil. 

Para alunos das Escola Sesc Jaraguá.  

CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA AFRO-ALAGOANO (CEPA QUILOMBO)*  

21 de outubro 

Das 18h30 às 20h30: Oficina de Projeto Audiovisual para Editais, com o cineasta Lucas Litrento.  

22 de outubro 

Das 9h às 12h e das 13h às 16h: Oficina de Cinema com Celulares, com o cineasta Lucas Litrento.  

23 de outubro  

14h: Sessão de filmes da V Mostra Sesc de Cinema - Panorama AL. 

*Programação para pessoas atendidas pelo projeto. 

*Espaço sujeito a lotação. 

CINETEATRO JOFRE SOARES – UNIDADE SESC CENTRO 

14 de outubro 

9h e 14h: Sessão de filmes da V Mostra Sesc de Cinema - Panorama Infantojuvenil, com estudantes da Rede Municipal de Ensino. 

15 de outubro 

14h: Exibição de filmes da V Mostra Sesc de Cinema - Panorama AL / Sessão 1: “Eu, os outros e todas as outras coisas”, com curadoria da cineasta Laís Araújo + bate-papo com artistas representantes das obras, mediado pela atriz Wanderlândia Melo. 

Filmes participantes: “Sem registro”, de Vivian Oliveira; “Círculos”, de Lucas Litrento; “Indefinido”, de Larissa Lisboa; “Sereia”, de Ronald Silva; “O abraço logo vem”, de Paulo Accioly (representante de Alagoas no Panorama Infantojuvenil 2022); “Tudo menos cavalos marinhos”, de Lucas Litrento; “Relato número um”, de Elizabeth Caldas (Destaque Regional AL 2022); “NAZO”, de Andréa Paiva. 

*espaço sujeito a lotação. 

22 de outubro 

14h: V Mostra Sesc de Cinema - Panorama Al / Sessão 2: “Histórias daqui”, com curadoria da cineasta Laís Araújo + bate-papo com artistas representantes das obras, mediado pela atriz Gessyca Geyza. 

Filmes: “A gente foi feliz aqui”, de Paulo Accioly e Renata Baracho; “Bem próximo”, de Carlos Henrique; “Rua Humberto Lopes”, de Mark Nascimento; “Dédão, o caçador de polvos”, de Pablo de Luca; “A Barca”, de Nilton Resende (representante de Alagoas no Panorama Nacional 2022). 

*espaço sujeito a lotação. 

SESC ARAPIRACA 

24 a 26 de outubro  

Oficina Cinema com Celulares, com a cineasta Elizabeth Caldas.

Das 9h às 11h: público geral, a partir dos 15 anos. 

Das 14h às 16h: estudantes do Sesc Ler. 

* Inscrições: https://doity.com.br/oficinadecinemaarapiraca 

19h às 21h30: Oficina Projeto Audiovisual para Editais, com a produtora cultural Salete Bernardo. 

* Inscrições: https://doity.com.br/oficinadeprojetoarapiraca 

27 de outubro 

9h: Sessão de filmes da V Mostra Sesc de Cinema - Panorama Infantojuvenil.  

19h: Sessão de filmes da V Mostra Sesc de Cinema - Panorama AL. 

Local: Cineteatro Hermeto Pascoal.  

Espaço sujeito a lotação. 

SESC LER PALMEIRA DOS ÍNDIOS 

7 a 9 novembro  

Oficina Cinema com Celulares, com a cineasta Elizabeth Caldas. 

Das 9h às 11h: público geral, a partir de 15 anos. 

Das 14h às 16h: estudantes do Sesc Ler. 

* Inscrições: https://doity.com.br/oficinadecinemapalmeira 

19h às 21h30: Oficina Projeto Audiovisual para Editais, com a produtora cultural Salete Bernardo.  

* Inscrições: https://doity.com.br/oficinadeprojetopalmeira 

Local: Sesc Ler Palmeira dos Índios. Espaço sujeito a lotação.

10 de novembro 

9h: Sessão de filmes V Mostra Sesc de Cinema - Panorama Infantojuvenil. 

19h: V Sessão de filmes V Mostra Sesc de Cinema - Panorama AL  

SANTANA DO IPANEMA* 

*atividades em parceria com a Secretaria de Cultura do Município 

11 de novembro  

19h às 21h30: Oficina de Projeto Audiovisual para Editais, com o cineasta e produtor Lucas Litrento. 

*Local da atividade e link de inscrições serão divulgados em breve nas redes sociais do Sesc Alagoas. 

12 de novembro  

Oficina Cinema com Celulares, com o cineasta e produtor Lucas Litrento. 

Das 9h às 11h30 e das 13h às 15h30: público geral, a partir de 15 anos. 

*Local da atividade e link de inscrições serão divulgados em breve nas redes sociais do Sesc Alagoas. 

12 de novembro 

9h: Sessão de filmes V Mostra Sesc de Cinema - Panorama Infantojuvenil. 

19h: V Sessão de filmes V Mostra Sesc de Cinema: Panorama AL. 

Local: Praça da Bandeira  

SESC LER TEOTÔNIO VILELA 

21 e 22 de novembro  

Oficina de Cinema Com Celulares, com a cineasta Elizabeth Caldas. 

Das 9h às 11h: público geral, a partir de 15 anos. 

Das 14h às 16h: estudantes do Sesc Ler.  

* Inscrições: https://doity.com.br/oficinadecinemateotonio 

19h às 21h30: Oficina Projeto Audiovisual para Editais, com Salete Bernardo. 

* Inscrições: https://doity.com.br/oficinadeprojetoteotonio 

23 de novembro 

9h: Sessão de Filmes V Mostra Sesc de Cinema - Panorama Infantojuvenil 

19h: Sessão de Filmes V Mostra Sesc de Cinema - Panorama AL 

Fonte: Assessoria 

al1