Ainda de acordo com o Inmet, até a próxima segunda-feira (26), o tempo ficará mais instável no Sudeste, principalmente na próxima quinta (22), devido à passagem de uma frente fria que se desloca em direção aos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Nos próximos dias, os volumes de chuvas poderão ultrapassar 80 mm, principalmente no sudeste de Minas Gerais.
Centro-Oeste
A tendência é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda a região nos próximos meses, segundo o Inmet. A exceção fica para o centro e sul do Mato Grosso do Sul e o leste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.
Já as temperaturas deverão ficar próximas e ligeiramente acima da média nesses meses de primavera.
Nos próximos dias, ainda de acordo com o Inmet, a previsão indica baixos volumes de chuva perto de 20 mm na região. A exceção fica para o sudeste de Goiás e o centrossul do Mato Grosso do Sul, onde a previsão indica chuvas isoladas ultrapassar 40 mm.
Nordeste
A previsão do Inmet indica chuvas acima da média para toda a região por causa do fenômeno La Niña e também do padrão de águas mais aquecidas próximo à costa.
Na parte leste da região existe, porém, a probabilidade de ocorrer chuvas próximas da média, sendo que o trimestre de outubro a dezembro corresponde ao mais seco desta área.
Já as temperaturas devem ficar próximas e acima da média em toda a região nos próximos meses.
Até a próxima semana, o Inmet também não prevê volumes significativos de chuva, exceto no litoral baiano, onde pancadas de chuva de forma isolada poderão ocorrer, com valores abaixo de 10 mm.
Norte
A previsão é de chuvas acima da média para o Norte nos meses de outubro a dezembro, principalmente no Amapá, também devido ao La Ninã e ao padrão de águas mais aquecidas da costa.
Para o Norte, a previsão do Inmet indica no sul do Pará e sudoeste do Amazonas chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre.
Já a temperatura deverá ficar próxima e ligeiramente acima em toda a região.
Até a próxima semana, o Inmet também prevê chuvas significativas que podem superar 60 mm no extremo oeste do Amazonas e do Acre e sudoeste do Pará. No Tocantins e centro-norte do Pará, não são esperados acumulados de chuva. Em outras áreas, os acumulados devem ser inferiores a 40 milímetros.
estadao alagoas

