A Polícia Civil e o Conselho Tutelar foram acionados, nesta sexta-feira (9), após um bebê dar entrada já sem vida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins. A mãe do menino de dois meses contou que amamentou o filho por volta das 3h30 e dormiu. Às 9h30, quando acordou, percebeu que a criança não estava respirando.
Ao ser informada da morte do filho, a mãe do menino, uma adolescente de 15 anos, entrou em desespero, segundo relato do conselheiro tutelar Fernando da Silva. “A gente conhece ela. Mora no Conjunto Sombra dos Eucaliptos, conhecido como a favela da Coca-Cola. Pelo que vimos foi uma fatalidade. Um acidente. Mas somente o laudo vai confirmar o que de fato aconteceu”, afirmou o conselheiro.
De acordo com o conselheiro Fernando, a adolescente será investigada pela prática de homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Em nota, a Polícia Científica informou que “o Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima foi acionado às 14h45 para recolher o corpo de um recém-nascido na UPA Galba Novaes localizada no bairro Tabuleiro dos Martins, em Maceió. O cadáver já foi recolhido, mas, a causa da morte, só poderá ser confirmada após o exame de necropsia."
Já a Secretaria de Estado da Saúde, responsável pela UPA do Tabuleiro, disse que o bebê “chegou já sem vida. Foi constatado o óbito pelo médico plantonista, informado o caso à Polícia Civil e acionado o IML para recolhimento do corpo, conforme prevê o protocolo a ser seguido pelas unidades de saúde nestes casos”.
gazetaweb