Sete em cada dez crianças brasileiras ganham seu primeiro tablet ou smartphone antes do seu décimo aniversário. Além disso, mais da metade das crianças possuem contas em redes sociais, segundo o estudo “Crianças Digitais” realizado pela Kaspersky em parceria com a consultoria CORPA. Nesse cenário, a educação para as mídias se torna cada vez mais necessária.
Felizmente, o Ministério da Educação (MEC) já percebeu isso: a cultura digital é, atualmente, uma das dez competências gerais da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Além disso, temáticas voltadas à computação precisarão ser trabalhadas dentro da Educação Básica.
Leia mais: Pandemia e TikTok aceleram o uso de telas entre crianças e adolescentes
Cientes de que as tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano, especialistas falam na necessidade de exercitar a cidadania digital.
Segundo a diretora de aprendizado digital Nyree Copeland-Whyte, o treinamento em cidadania digital ajuda os alunos a entender mais do que um simples conjunto de habilidades tecnológicas: os ajuda a se tornarem mais seguros e responsáveis quando estão online, além de ajudá-los a analisar os riscos e problemas que podem derivar do próprio engajamento digital.
Em artigo publicado no portal eSchool News, o diretor da New Life Academy of Woodbury, Dan Palkki, chama atenção para a necessidade de uma educação em cidadania digital contínua. “Os educadores devem ter uma visão de longo prazo e devem entender que o treinamento eficaz da cidadania digital acontece ao longo de anos, não de dias”, afirma. “Nunca é tarde para implementar essas iniciativas, mas o maior erro de uma escola é ignorá-las”.
Dia D para a cultura digital – No Espírito Santo, a Secretaria de Educação criou o “Dia D + Tecnologia”. Neste dia, as unidades de educação realizam atividades voltadas a tecnologias já desenvolvidas ou em desenvolvimento. As ações envolveram diversas disciplinas e variaram de escola para escola.
Na Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, por exemplo, o professor de Geografia pôde ensinar sobre mapas com o auxílio do Google Maps. Enquanto isso, no município de Cachoeiro de Itapemirim, a professora Gisely Costa explorou um quiz para o ensino de progressão aritmética.
As mídias sociais também fizeram parte do evento. Foi o caso do professor de Língua Portuguesa e Inglesa, Bruno Henrique Castro de Souza, que explorou o formato “post” trabalhando epilinguagem com o auxílio da plataforma Instagram.
Leia mais: Uma conversa com Ronaldo Barbosa sobre educação e tecnologia
Escolab: uma nova forma de ensinar – Em 2016, a Prefeitura Municipal de Salvador anunciou um novo projeto em parceria com o Google para a criação das Escolas Laboratório (Escolabs). No mesmo ano, a primeira unidade foi inaugurada no bairro de Coutos. A ideia é que os estudantes de diversas escolas municipais frequentem as Escolabs no contraturno.
Em cada uma das unidades, são oferecidas práticas esportivas, experimentação científica, artística, jogos de raciocínio lógico, de linguagem e cultura global. Sempre com o apoio da tecnologia. Até mesmo um museu foi inaugurado na unidade de Coutos.
Cultura digital na periferia – Fica na favela da Rocinha, que é considerada a maior do Brasil, a Escola André Urani – que, desde 2013, busca oferecer mais oportunidades aos estudantes. Isso aconteceu após o ingresso da instituição fluminense no programa Inova Escola, da Fundação Telefônica Vivo, cujo objetivo é unir tecnologia e comunicação com o ensino.
Os projetos são diversos. A árvore de livros, por exemplo, é um acervo digital que pode ser acessado por todos os estudantes. Além disso, um software oferece planos de estudo personalizados. No Google Classroom, os professores auxiliam a tirar dúvidas. Além disso, as redes sociais da escola são alimentadas pelos próprios alunos.
Esse formato permite o ensino da cultura digital aliado a conteúdos de sala de aula. É o caso do projeto Africanidades, em que os educandos foram convidados a pesquisar sobre cultura e história negra para realizar trabalhos voltados a diferentes mídias.
https://rhyzos.com/cultura-digital/