Um primeiro tenente da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) foi preso, nesta quarta-feira (24), durante a Operação Rastro, que investiga organização criminosa que atua no tráfico de drogas e armas no bairro do Canaã, em Maceió. Uma cabo da PM e seu esposo - um prestador de serviço do sistema prisional- também foram presos. Na casa da cabo, a polícia apreendeu cinquenta comprimidos de ecstasy.
De acordo com a defesa dos militares, eles negam participação no crime e dizem não conhecer os outros presos. No caso da cabo, ela teria dito ao advogado que vai esclarecer a posse dos comprimidos de ecstasy durante o processo. Ela não assumiu que os comprimidos são dela. O marido dela também negou ser proprietário dos comprimidos.
Segundo o advogado Napoleão Júnior, que atua na defesa dos dois, a cabo e o tenente foram alvos de mandado de prisão temporária e devem ficar custodiados por 30 dias no quartel da PM/AL. A cabo foi detida no local de trabalho, no Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).
A Gazetaweb apurou junto à 17ª Vara Criminal da Capital, que expediu os mandados, que os juízes ainda não foram informados acerca do cumprimento dos mandados. As audiências de custódia dos presos devem ser realizadas nesta quinta-feira (25), assim que chegar a comunicação por parte da autoridade policial.
A operação
A operação Rastro está cumprindo 19 mandados de prisão - já são 10 presos até o momento - e 13 de busca e apreensão. E todos eles foram expedidos pela 17ª Vara Criminal.
O nome de Rastro foi escolhido em decorrência de a organização criminosa ser extremamente cuidadosa e deixar apenas pequenos vestígios de informações, sendo necessário para a equipe de investigação seguir e analisar esses fragmentos de dados para chegar aos conjuntos de provas.
Participaram da operação policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam). Pela Polícia Civil participam policiais do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) e da Delegacia de Narcóticos (DNARC).
gazetaweb