19/12/2025 23:49:23

Geral
17/08/2022 08:00:00

Frio impede crescimento de células cancerígenas, diz estudo

Frio gerou absorção significativa de glicose pelo tecido adiposo marrom do corpo, o que retirou a glicose usada pelos tumores

Frio impede crescimento de células cancerígenas, diz estudo

Um estudo realizado em camundongos e conduzido por pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, indica que temperaturas mais frias podem dificultar o crescimento de tumores. A pesquisa foi publicada na revista científica Nature na semana passada.

A inibição do crescimento das células cancerígenas acontece porque o frio ativa a gordura marrom — parte do tecido adiposo responsável pela produção de calor corporal. Esse calor consome a glicose que os tumores precisam para se replicar. Assim, a competição entre a gordura e o tumor pelos açúcares pode implicar no retardamento dos tumores.

Por meio da análise de tecidos e de exames de imagem, foi possível descobrir que, nos camundongos expostos ao frio, as temperaturas mais frias desencadearam uma absorção significativa de glicose pelo tecido adiposo marrom. Ao mesmo tempo, foi detectada pouca glicose nas células cancerígenas — que, geralmente, necessitam de uma grande quantidade de açúcares para crescer.

 

Para comprovar os resultados, os pesquisadores removeram a gordura marrom de alguns dos animais. Consequentemente, a exposição ao frio não surtiu nenhum efeito benéfico — os tumores desses camundongos tiveram uma taxa de crescimento semelhante à daqueles expostos ao calor. O mesmo aconteceu com animais que foram alimentados com bebidas com alto teor de açúcar: com mais glicose no organismo, as baixas temperaturas não tiveram efeito sobre a redução do crescimento das células cancerígenas.

Isso sugere que “limitar o suprimento de glicose é provavelmente um dos mais importantes métodos para a supressão de tumores”, de acordo com Yihai Cao, professor do Departamento de Microbiologia, Tumores e Biologia Celular do Instituto Karolinska e um dos autores do estudo.

Possibilidade de tratamento em humanos

O estudo também testou a relevância dos resultados em sete voluntários humanos: um deles com câncer, fazendo quimioterapia, e os outros seis saudáveis. Uma série de tomografias mostrou uma quantidade significativa de gordura marrom ativada no pescoço, coluna e tórax dos adultos saudáveis. Eles usavam shorts e camisetas enquanto eram expostos a uma temperatura de 16°C, durante até seis horas por dia, ao longo de duas semanas.

terra