28/03/2024 06:46:46

Maceió
05/08/2022 19:00:00

Maceió vai convocar professores concursados e Sinteal fala em "estratégia para barrar greve"

Em assembleia realizada na última segunda-feira (1), os servidores decidiram pela manutenção da greve após recusa da última proposta do Município


Maceió vai convocar professores concursados e Sinteal fala em

A prefeitura de Maceió anunciou em nota divulgada nesta quinta-feira (4), que irá convocar professores e profissionais aprovados em concurso público, além da realização de Processo Seletivo Simplificado para retomar as aulas da rede municipal de ensino, "considerando a impossibilidade de acordo com os servidores da educação". A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia afirma que essa é uma estratégia usada pela gestão municipal para barrar o movimento grevista.

Em assembleia realizada na última segunda-feira (1), os servidores decidiram pela manutenção da greve após recusa da última proposta de reajuste salarial feita pelo Município, que foi de 8% para professores e demais profissionais da área.

A greve dos servidores da educação já é histórica pelo duração e adesão da categoria. A paralisação já chega a quarta semana. 

"A gente gostaria de entender como é que ele vai contratar mais de 4 mil servidores para substituir os profissionais que estão em greve. Entendemos que a greve é legitima e os trabalhadores estão buscando seu direito, direito à valorização. Com uma inflação de mais de 10% mensal e o valor apresentado pela prefeitura inferior a dois dígitos os profissionais querem a garantia de pelo menos um valor maior", argumentou Consuelo.

De acordo ela, a valorização dos professores foi uma das bandeiras de campanha do prefeito e "a greve está muito forte e resistente por conta disso", referindo-se a expectativa criada pela categoria.

Consuelo diz ainda que a indignação não é apenas dos profissionais da educação, mas sim do conjunto da sociedade que tem seus filhos na educação pública de Maceió e que isso fez com que a greve tomasse esse corpo e essa dimensão. "O mais importante é que o canal está aberto e que a gente vai buscar o diálogo com o secretário para encaminhar uma nova proposta. É isso que nós queremos, dialogar para que tenhamos um retorno, uma nova perspectiva de percentuais". 

Em nota, a prefeitura de Maceió afirmou que a convocação de novos profissionais pretende "evitar prejuízo irreparável para a educação das crianças" e lembrou que o movimento vem desobedecendo decisão judicial de encerramento da greve. A prefeitura de Maceió, através da secretarias de gestão e de educação vem se esforçando para garantir direitos históricos negados por antigos administradores aos servidores da educação.


Leia a nota da prefeitura na íntegra
:

A Secretaria Municipal de Gestão e a Secretaria Municipal de Educação, considerando a impossibilidade de acordo com os servidores da educação, conquanto o diálogo permaneça aberto desde o início, e com vistas a viabilizar o imediato retorno às aulas da rede municipal de educação de Maceió, anunciam que irão convocar professores e demais profissionais aprovados em concurso público vigente e a realizarão Processo Seletivo Simplificado, evitando prejuízo irreparável para a educação das crianças.

Vale lembrar que a decisão judicial que determinou o encerramento do movimento grevista ilegal (proc. 0804946-82.2022.8.02.0000) vem sendo desobedecida pelo Sindicato-Réu, convolando-se em irremediável prejuízo à educação das crianças.

Registre-se, por fim, que a atual gestão vem, desde o primeiro dia de governo, esforçando-se para garantir os direitos históricos negados por antigos administradores aos servidores da educação. Já pagamos mais de 200 milhões de reais entre retroativos, biênios e precatórios do FUNDEF, destacando-se, neste último caso, que Maceió foi a primeira capital do Brasil a assegurar esse direito aos professores. No total, de janeiro de 2021 até hoje, a folha salarial da educação já sofreu um incremento de 31,8% com a vantagens e benefícios concedidos, o que demonstra o respeito e a preocupação da Prefeitura de Maceió com a Educação.

jornal de alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News