23/04/2024 07:43:47

Municípios
29/07/2022 13:00:00

Universidade participa de atos públicos pelo direto à vida das mulheres

Os eventos acontecem nesta sexta-feira (29) em Arapiraca, Maceió e em outras cidades alagoanas


Universidade participa de atos públicos pelo direto à vida das mulheres

Integrantes do projeto de extensão Lugar Delas, vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca da Ufal, vão participar de um ato público pelo Direito à Vida das Mulheres. O evento será nesta sexta-feira (29) em várias cidades do Estado e tem apoio de diversas instituições.

Em Arapiraca, o ato será a partir das 15h, na Praça Luiz Pereira Lima, e organizado pelo Coletivo das Mulheres Alagoanas no Agreste. A ação tem o objetivo de denunciar e cobrar dos poderes públicos medidas urgentes de enfrentamento à violência de gênero que acomete a vida das mulheres alagoana.

De acordo com a coordenadora do projeto Lugar Delas, professora Alice Almeida, a iniciativa extensionista surgiu como “uma inquietação de como as mulheres não conseguem vivenciar a cidade da mesma maneira que os homens”. Tem entre seus objetivos realizar ações que considerem as necessidades da mulher, para propor melhorias do espaço habitado.

“O Lugar Delas se une aos outros grupos e associações com as mesmas inquietações e indignação diante dos abusos e agressões que as mulheres sofrem diariamente e essa união resultou na organização de um ato público”, destacou Alice.

E reforçou: “O objetivo é mostrar para a sociedade que nós mulheres existimos e resistimos, precisamos ser ouvidas, respeitadas e protegidas. O poder público deve ter também como prioridade agir contra a violência feminina. Devemos ter direto de viver livres dentro e fora de nossas casas sem abusos e agressões. Queremos continuar vivas”.

Ato em Maceió

O Ato Público também terá apoio da Ufal em Maceió, na Praça Deodoro, com a participação do grupo de pesquisa Carmim Feminismo Jurídico e da Liga Acadêmica de Estudos sobre os Direitos das Mulheres (Laedim).

“Estamos assinando o ato, formalmente. Convocamos toda a sociedade alagoana a comparecer ao Ato Público [dia 29, às 15h] organizado por diversas frentes e organizações feministas, pelo Direito à Vida das Mulheres! Basta de Violência contra as Mulheres!”, reforçou a professora Elaine Pimentel, coordenadora do Carmim.

Ela também está à frente de outro evento que debate o tema nos próximos dias 9 e 10 de agosto. Confira aqui.

ascom ufal



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News