19/04/2024 08:50:44

Mundo
21/07/2022 00:00:00

Zelensky afirma não apoiar neutralidade de Bolsonaro sobre a guerra na Ucrânia


Zelensky afirma não apoiar neutralidade de Bolsonaro sobre a guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira (19) que não apoia a posição de neutralidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação à guerra no país —invadido pela Rússia no dia 24 de fevereiro. A declaração foi feita durante entrevista exclusiva ao Jornal Nacional, da TV Globo.

“Não foi a minha primeira conversa com o presidente do Brasil. Eu não apoio a posição dele de neutralidade. Eu não acredito que alguém possa se manter neutro quando há uma guerra no mundo", disse Zelensky.

Ele, então, analisou a situação na Segunda Guerra Mundial"Muitos líderes ficaram neutros num primeiro momento. Isso permitiu que os fascistas engolissem metade da Europa e se expandissem mais e mais, capturando toda a Europa. Isso aconteceu por causa da neutralidade. Ninguém pode ficar no meio do caminho. A guerra não é entre a Ucrânia e a Rússia, é uma guerra da Rússia contra o povo ucraniano, porque eles estão no nosso território", argumentou.

O presidente do país do leste europeu disse ainda que falou para Bolsonaro que precisa de uma posição do Brasil, e que conta com o povo brasileiro.

Quando questionado o que Bolsonaro respondeu, ele falou que o presidente afirmou apoiar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia.

"Eu quero acreditar nisso. Ele me falou assim: 'o Brasil realmente compreende a dor do que está acontecendo com vocês, mas a nossa posição é neutra'", relatou.

Os dois presidentes conversaram na segunda (18) por telefone. No Twitter, o mandatário ucraniano contou que pediu apoio a Bolsonaro contra as sanções impostas pelo país comandado por Vladimir Putin. Zelensky disse também que eles discutiram sobre a exportação de grãos.

Já Bolsonaro não comentou sobre o que foi tratado entre eles. Antes da ligação, o presidente da República havia dito que teor da conversa não podia vazar por ser um “segredo de Estado”.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News