20/12/2025 01:15:55

Geral
21/07/2022 11:00:00

Ao menos 467 pessoas aguardam transplantes em Alagoas

Ao menos 467 pessoas aguardam transplantes em Alagoas

Alagoas tem ao menos 467 pessoas aguardando por doações de órgãos, segundo dados da Central de Transplante do Estado. A lista aponta que, até 13 de julho deste ano, 3 pessoas aguardavam por um coração; 80 por rins; 9 por fígados e 375 por córneas. A recusa familiar é um dos principais motivos para que um órgão não seja doado no Brasil.

Em Alagoas, a situação não poderia ser diferente. A negativa de famílias para doação de órgãos e tecidos depois da comprovação da morte encefálica ainda é alta, segundo a Central de Transplante do Estado. A pandemia da Covid-19 também influenciou no processo de doação e transplantes. Conforme a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Daniela Ramos, “teste positivo é contra indicação absoluta para a doação’”, por isso, o procedimento diminuiu bastante nos últimos dois anos.

“A contra indicação acontece porque os órgãos de vítimas da Covid não podem ser doados após a morte devido ao alto risco de transmissão da doença para o receptor do órgão doado”, alerta o Ministério da Saúde. Para se ter uma ideia, em 2021, com a pandemia ainda em alta, foram realizados apenas 66 transplantes durante todo o ano. Foram realizados 63 transplantes de córneas e 3 de fígados. Já em 2021, até 13 de julho, 57 transplantes já foram realizados, o que sinaliza que haverá uma alta no número de procedimentos realizados neste ano. Segundo a Central de Transplantes do Estado, neste ano, foram realizados 46 transplantes de córneas, 6 de rins e 5 de fígados. Ainda não foi realizado nenhum transplante de coração este ano.

DESEJO DE SER DOADOR

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), 67% dos brasileiros têm o desejo de doar órgãos, mas apenas metade já avisou a família. “Daí, a importância do potencial doador, ainda em vida, manifestar esse interesse entre os mais próximos de sua convivência”, disse Daniela Ramos.

gazeta de alagoas