29/03/2024 08:00:43

Acidente
21/07/2022 03:00:00

Personal trainer denunciado por homofobia é afastado de academia; PC e OAB investigam caso


Personal trainer denunciado por homofobia é afastado de academia; PC e OAB investigam caso

O empresário Patrese Calheiros, que denunciou um personal trainer por homofobia, praticada dentro da academia Top, na orla de Maceió, contou ao CadaMinuto, nesta terça-feira (19), que o profissional foi afastado do estabelecimento após a denúncia. O fato aconteceu no dia 23 de junho deste ano, mas foi divulgado apenas no dia 15 deste mês, pela Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL).

Segundo Patrese, além dos ataques homofóbicos, o personal também tentou agredi-lo fisicamente por duas vezes, na ocasião. Ele levou o caso à Comissão da OAB e registrou queixa na Polícia Civil.

O empresário relatou ter percebido que, desde que começou a frequentar a academia, em 2020, o personal estava incomodado com a presença dele e, eventualmente, fazia comentários homofóbicos, mas desta vez, ao exigir que Patrese saísse do equipamento no qual treinava, o personal passou a xingá-lo com palavras de baixo calão, até falar “eu vou dar o que você quer, menina”.

Nesse momento, Patrese fez questão de falar alto para as pessoas ao redor saberem que ele estava sendo ameaçado, sendo vítima de um ataque homofóbico. O personal ainda tentou agredi-lo fisicamente duas vezes, mas foi impedido por um colega de trabalho, o instrutor do próprio empresário. 

Patrese disse também ter lamentado a reação da gerência da academia ao fato, que não tomou nenhuma atitude, segundo ele. A vítima, acompanhada da advogada Elijanny Farias, se reuniu com os proprietários da Top e propôs que a empresa punisse o agressor, fizesse uma retratação e criasse uma campanha contra homofobia e qualquer tipo de discriminação. De acordo com ele, a princípio a empresa aceitou fazer a retratação, mas não demonstrou interesse em punir o instrutor.

Relatando “muita tristeza” diante da situação, o empresário disse que o episódio prejudicou inclusive o seu personal trainer, que perdeu um cliente quando Patrese deixou de frequentar a academia.

Caso em andamento

Também em entrevista ao CadaMinuto, a advogada Elijanny comunicou que o caso está em andamento na Polícia Civil para apuração e confirmou que a academia já solicitou ao personal acusado de homofobia que não ministre mais aulas no local. 

Já Marcus Vasconcelos, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/AL, informou que irá enviar ofício para a academia, para que o estabelecimento preste esclarecimentos sobre o ocorrido. Ele também relatou ter sido informado sobre o desligamento do personal de suas funções no estabelecimento.

O CadaMinuto entrou em contato com a academia e com o personal trainer denunciado pelo empresário e aguarda retorno. 

cada minuto



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News