24/04/2024 10:51:27

Acidente
17/07/2022 15:00:00

Pequenino e desconhecido município de Alagoas vence premiação nacional na saúde pública. Você conhece?


Pequenino e desconhecido município de Alagoas vence premiação nacional na saúde pública. Você conhece?

Não foi Maceió, nem Arapiraca, Palmeira dos índios, Marechal Deodoro ou União dos Palmares, grandes centros do Estado. O ótimo exemplo, desta vez, vem do pequeno município de Jundiá, na Zona da Mata de Alagoas, distante 84km de Maceió.

Com pouco mais de 4 mil habitantes, em 62 anos desde sua emancipação, é a primeira vez que Jundiá se projeta como bom exemplo na administração pública. E logo na saúde. 

Jundiá foi o primeiro colocado nacional, na temática de Gestão e Planejamento do SUS, durante a 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, evento que aconteceu esta semana em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, com a participação de 3.334 municípios de todos os estados e do Distrito Federal.

O evento, chancelado pela Fundação Oswaldo Cruz, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e CONASEMS busca a valorização das ações desenvolvidas nos municípios brasileiros. 

A saúde pública é um dos pilares da nossa administração. Desde que assumimos, em janeiro de 2021, temos colocado em prática o que havíamos planejado. Investimos em capacitação, qualificação profissional e no monitoramento do atendimento da população. Com isso, no comparativo de 2020 com 2021, tivemos um aumento de 97% de pessoas atendidas na nossa atenção básica. Um reconhecimento ao trabalho de uma equipe motivada e preparada - explicou o prefeito Jorge Galvão.

A atenção básica é a porta de entrada nos municípios. Tem lugar em Alagoas que falta até mertiolate e dipirona. Jundiá oferece uma série de especialidades, como cardiologia, fonoaudiologia, psiquiatra, medicina do trabalho e realiza exames de médica complexidade. 

Na 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, Pilar foi o melhor do Nordeste com o projeto “Identificação de clusters e treinamento em serviço: estratégias para a abordagem da hanseníase no município do Pilar”. Vale lembrar que no mês passado, no XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), em Brasília, Pilar venceu a edição nacional com o projeto Pilar Doce Lar – Vivendo uma Cidade Empreendedora.

Ótimos exemplos a serem seguidos na administração pública de Alagoas.

al1

wadson regis



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News