26/04/2024 17:46:36

Guerra
13/07/2022 00:00:00

Foguetes ucranianos atingem área controlada pela Rússia; Kiev se prepara para contra-ataque no sul


Foguetes ucranianos atingem área controlada pela Rússia; Kiev se prepara para contra-ataque no sul

A Ucrânia disse nesta terça-feira que realizou um ataque bem-sucedido com foguetes de longo alcance contra forças russas no sul da Ucrânia, território que planeja retomar em uma contraofensiva usando centenas de milhares de soldados.

Segundo a Ucrânia, o ataque atingiu um depósito de munição na cidade de Nova Kakhovka, na região de Kherson, e matou 52 russos. Isso ocorreu depois que Washington forneceu à Ucrânia sistema de artilharia móvel Himars, o qual Kiev diz que suas forças estão começando a usar com eficácia cada vez maior.

 

Uma autoridade russa instalada em Kherson deu uma versão diferente. Ele disse que pelo menos sete pessoas foram mortas no ataque ucraniano e que civis e infraestrutura civil foram atingidos.

A Reuters não pôde verificar independentemente os relatos do campo de batalha.

A área atingida pela Ucrânia é aquela que as forças russas apreenderam após o lançamento em 24 de fevereiro do que Moscou chamou de "uma operação militar especial" e é de importância estratégica: com acesso ao Mar Negro, onde antes funcionava um próspero setor agrícola e um local ao norte da Crimeia, anexada pela Rússia.

Autoridades do governo ucraniano falaram dos esforços para reunir até 1 milhão de soldados e de seu objetivo de recapturar partes do sul do país sob controle russo, que disseram ser importantes por razões econômicas e políticas.

"Com base nos resultados de nossas unidades de foguetes e artilharia, o inimigo perdeu 5?2, um obus Msta-B, um morteiro e sete veículos blindados e outros, bem como um depósito de munição em Nova Kakhovka", disse o comando militar do sul da Ucrânia em comunicado.

Vídeos não verificados publicados nas mídias sociais mostraram fumaça e faíscas, seguidas por uma imensa bola de fogo em erupção no céu noturno. Imagens mostravam escombros espalhados pelas ruas e prédios queimados.

Imagens divulgadas pela mídia estatal russa mostraram um terreno baldio coberto de escombros e restos de edifícios.

Uma autoridade da administração local instalada na Rússia afirmou que a Ucrânia usou mísseis Himars no ataque e que destruiu depósitos contendo salitre, um composto químico que pode ser usado para fazer fertilizante ou pólvora, resultando em uma grande explosão.

O Ministério da Defesa ucraniano não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o tipo de arma usada.

Vladimir Leontyev, chefe da administração civil-militar do distrito de Kakhovka, instalado na Rússia, disse, segundo a agência de notícias russa Tass, que pelo menos sete pessoas foram mortas no ataque e cerca de 60 ficaram feridas.

"Ainda há muitas pessoas sob os escombros. Os feridos estão sendo levados para o hospital, mas muitas pessoas estão sitiadas em seus apartamentos e casas", declarou Leontyev, de acordo com a Tass.

Segundo ele, depósitos, lojas, uma farmácia, postos de gasolina e uma igreja foram atingidos.

Relatos não verificados nas mídias sociais dão conta de que o ataque matou vários comandantes militares russos.

A Rússia acusou a Ucrânia de bombardear seu próprio povo em território do qual perdeu o controle. A Ucrânia diz que retira o maior número possível de pessoas de áreas tomadas por forças russas no que ela e o Ocidente classificam como uma tentativa de apropriação de terras no estilo imperial por Moscou.

yahoo noticias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News