Pelo menos 84 escolas da rede municipal de ensino de Maceió foram danificadas pelas fortes chuvas que caíram na capital nos últimos dias. É o que aponta a Secretaria Municipal de Educação (Semed) que afirmou ainda que reparos estruturais estão sendo realizados para minimizar os impactos.
A pasta disse que após realizar análises de danos estruturais nas escolas, o setor de engenharia do órgão criou um formulário de solicitações de reparos nas unidades educacionais da rede. As reformas vão desde restauração de telhados, até restruturação das salas e cômodos.
“Nesse período de chuva, nós tivemos alguns problemas com infiltrações na coberta de algumas escolas, desde o primeiro momento nós monitoramos quais eram as escolas que estavam passando por essa situação. Através desse mapeamento nós localizamos 84 unidades e nos antecipamos para evitar qualquer dano relevante as escolas”, explicou o engenheiro da Semed, Carlos Melro.
Para ter acesso ao formulário é necessário ser servidor da rede municipal de educação e é possível selecionar o nível de urgência que a estrutura escolar se encontra, indo de pinturas e instalações de bebedouros no primeiro nível até reparo de telhados ou problemas na fiação elétrica no terceiro nível de urgência.
O secretário Municipal de Educação, Rogério Lima, explica que após as primeiras chuvas que ocorreram no mês de junho, a Semed passou a vistoriar as escolas realizando reparos para diminuir os danos que pudessem surgir por conta das chuvas.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 12 escolas do município estão servindo de abrigos para acolher a população afetada.
gazetaweb