28/03/2024 12:24:21

Educação
04/07/2022 10:00:00

Inep regulamenta avaliação virtual de instituições de ensino superior


Inep regulamenta avaliação virtual de instituições de ensino superior

Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) regulamentou a avaliação externa virtual in loco das instituições de ensino superior do Brasil. A medida foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) nesta 3ª feira (27.jun.2022). Eis a íntegra (96 KB).

As avaliações externas virtuais in loco consistem em comissões formadas por especialistas para a verificação das condições de oferta de educação superior de instituições e cursos de graduação mediado por tecnologias, sem a necessidade da presença física dos avaliadores nas dependências da instituição avaliada.

Vídeo relacionado: "Componente fiscal, benefícios, apoios dos estados e previsibilidade regulatória". Como a CEO da Altice vê outros países a ganhar a Portugal

No caso do Inep, essa comissão será integrada por profissionais que integram o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) ou o Banco de Avaliadores de Escolas de Governo. Entre os objetivos da avaliação externa virtual in loco listados pelo órgão, estão agilizar o atendimento às instituições e aumentar a eficiência e a eficácia do fluxo avaliativo.

A visita virtual será realizada por meio de sistema de videoconferência providenciado pelo Inep. Com isso, o endereço físico do local de oferta será verificado por ferramenta de geolocalização.

A instituição de ensino deverá providenciar ambiente virtual para armazenamento em nuvem dos documentos e comprovantes adicionais à instrução processual solicitados para embasar as justificativas do relatório de avaliação. Esse acesso deve ser assegurado aos avaliadores pelo menos até 5 dias depois da visita.

msn



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News