19/04/2024 23:08:27

Acidente
04/07/2022 00:00:00

Lula critica sugestões do Exército ao TSE e diz que não aceita ameaças

Ex-presidente fez referência, durante ato em Salvador, a questionamentos sobre urnas apresentados pelo Ministério da Defesa


Lula critica sugestões do Exército ao TSE e diz que não aceita ameaças

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (2) que as Forças Armadas precisam estar "comprometidas com a democracia" e que não se deve tolerar "qualquer espécie de ameaça".

A declaração é uma resposta a questionamentos sobre as urnas eletrônicas apresentados pelos militares, que têm sido utilizados pelo presidente Jair Bolsonaro para levantar suspeitas, sem provas, sobre o sistema eleitoral brasileiro.

"O Brasil independente e soberano que queremos não pode abrir mão das suas Forças Armadas. Não apenas bem treinadas e equipadas, mas sobretudo as Forças Armadas comprometidas com a democracia", discursou Lula, durante ato em Salvador.

Para o petista, que é pré-candidato à Presidência, é preciso "superar o autoritarismo" e os militares precisam cumprir "estritamente o que está definido pela Constituição".

"Cabe às Forças Armadas a nobre missão de atuar em defesa povo, em defesa do território nacional, do espaço aéreo e do mar territorial, cumprindo estritamente o que está definido pela Constituição. É necessário superar o autoritarismo e as ameaças antidemocráticas. Não toleraremos qualquer espécie de ameaça ou tutela sobre as instituições representativas do voto popular", disse.

O ex-presidente esteve em Salvador para participar das celebrações do Dia da Independência da Bahia e participou do cortejo oficial que partiu do Largo da Lapinha em direção ao centro histórico da cidade.

ultimosegundo.ig.com.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News