20/04/2024 12:27:23

Mundo
02/07/2022 04:00:00

Ucrânia começa a exportar energia elétrica para a União Europeia


Ucrânia começa a exportar energia elétrica para a União Europeia

A Ucrânia informou nesta quinta-feira que começou a exportar energia elétrica para a União Europeia (UE) através da Romênia, afirmou o presidente Volodymyr Zelensky, no momento em que a Rússia está reduzindo o fornecimento de gás ao bloco.

Desafio: União Europeia pretende reduzir a dependência de gás da Rússia em quase 80% este ano

Guerra: Rússia anuncia retirada de tropas da Ilha da Cobra, ponto estratégico no Mar Negro

 

"É apenas a primeira etapa. Estamos nos preparando para aumentar o fornecimento, disse Zelensky em comunicado, destacando ainda que "parte significativa do gás russo consumido na Europa pode ser substituído".

"Para nós, esta não é apenas uma questão de receita das exportações, é uma questão de segurança para toda Europa", ressaltou.

Tragédia na fronteira: Quatro homens são presos e acusados após morte de 53 migrantes em caminhão nos EUA

Vários países europeus, incluindo Itália e Alemanha, dependem muito do gás russo para suprir suas necessidades energéticas, mas desde a invasão militar na Ucrânia precisam buscar alternativas aos cortes de abastecimento de Moscou.

A rede de energia elétrica ucraniana foi conectada ao sistema europeu em meados de março para ajudar a manter o fornecimento, apesar da guerra.

Sergei Lavrov acusa Ocidente: Após cúpula da Otan, chanceler russo fala em nova ‘Cortina de Ferro’

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tuitou que as exportações ucranianas "fornecerão uma fonte adicional de energia elétrica para a UE e uma receita muito necessária para a Ucrânia".

"Ambos se beneficiam", destacou.

Desde o início da guerra, quando diversos países do Ocidente começaram a aplicar a sanções contra a Rússia, Moscou usou o fornecimento de gás como uma forma de retaliação. Começou determinando que o pagamento pelo serviço deveria ser realizado apenas em rublos e depois cortou a exportação para diversos países, como Alemanha, Holanda, Finlândia, Polônia e Bulgária.

yahoo notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News