29/03/2024 04:46:50

Polícia
30/04/2022 06:00:00

Diretora de escola investigada por maus-tratos e tortura contra crianças se entrega

Roberta Serme, de 40 anos, estava foragida da Justiça havia mais de um mês. A irmã dela foi presa na segunda-feira (25), em Mogi das Cruzes.


Diretora de escola investigada por maus-tratos e tortura contra crianças se entrega

A diretora da escola particular Colmeia Mágica, investigada por maus-tratos e tortura contra crianças na capital paulista, se entregou à polícia no final da noite desta quinta-feira (28). Roberta Regina Rossi Serme, de 40 anos, se apresentou ao DP Central de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, por volta de 23h30. Ela era considerada foragida da Justiça.

Roberta deve ser transferida nesta sexta-feira (29) para a Penitenciária Feminina de Tremembé, em São Paulo, mesma prisão onde está sua irmã, a pedagoga Fernanda Carolina Rossi Serme.

Fernanda, de 37 anos, foi presa na segunda (25) na casa de parentes, em Mogi das Cruzes. Ela e a irmã, Roberta, além da auxiliar de limpeza Solange da Silva Hernandez, 55, são investigadas por suspeitas de maus-tratos, aplicando castigos aos alunos que choravam ou se recusavam a se alimentar.

O caso teve grande repercussão depois que vídeos de bebês sofrendo maus-tratos viralizaram nas redes sociais. As imagens mostram alunos da creche amarrados com lençóis e chorando em banheiros. Eles aparecem com os braços imobilizados, enrolados com panos, como se usassem camisas de força. Fotos de crianças machucadas também foram compartilhadas.

Inicialmente, Roberta teve a prisão preventiva decretada por 30 dias. O tempo para cumprir o mandato expirou na última sexta (22). A polícia pediu a mudança da prisão para preventiva e Justiça aceitou. O Ministério Público (MP) justificou que os vídeos e os depoimentos de testemunhas mostravam que os alunos tiveram "intensos sofrimentos físicos e psicológicos".

Roberta chegou a confirmar em seu depoimento à polícia que os vídeos foram gravados na sua escola e que as crianças que aparecem lá são seus alunos. Porém, negou que as amarrasse ou ordenasse que alguém fizesse. Disse ainda que desconhecia quem teria feito isso, mas desconfiava que as cenas pudessem ter sido montadas por alguma funcionária insatisfeita para prejudicá-la.

Segundo a polícia, além de planejar fugir, a diretora retirou materiais de dentro da escola para atrapalhar as investigações e ameaçou funcionárias. A investigação vasculhou mais de 20 endereços à procura dela. O advogado André Dias, que defende as irmãs Serme, chegou a dizer à imprensa que sabia onde ela estava escondida.

Escola Colmeia Mágica foi pichada após vídeo mostrar crianças amarradas. Para investigação filmagem foi feita dentro da unidade escolar  — Foto: Reprodução/Redes sociais

Escola Colmeia Mágica foi pichada após vídeo mostrar crianças amarradas. Para investigação filmagem foi feita dentro da unidade escolar — Foto: Reprodução/Redes sociais

Declarou, porém, que Roberta não iria se entregar até que a Justiça julgasse os pedidos para que a diretora não fosse presa. Um dos habeas corpus solicitados, feito antes da decretação da prisão dela, foi negado. Outros dois, providenciados após o mandado para que ela fosse presa, ainda não teriam sido analisados.

Todas as três investigadas negam as acusações e se dizem inocentes.

A Colmeia Mágica atende alunos de 0 a 5 anos de idade, do berçário ao ensino infantil. Os vídeos e fotos dos alunos amarrados e chorando provocaram protestos dos pais dos alunos e indignação da população. O caso foi revelado em março pelo g1.

g1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News