A Polícia Penal e os gestores da Penitenciária de Segurança Máxima (PSM) abortaram uma tentativa de fuga na unidade, neste início de semana, uma das que compõem o sistema prisional de Alagoas.
De acordo com o titular da Chefia Especial de Gestão Penitenciária (CEGP), policial penal Milton Pereira, a ocorrência foi identificada durante um dos procedimentos de rotina executados nas unidades, a cargos da PP/AL.
“Nesse procedimento, os policiais identificaram que a grade, numa das celas do módulo quatro, estava serrada”, relatou o gestor.
Conforme os protocolos de segurança adotados em situações dessa natureza, os policiais penais responsáveis pelo registro da ocorrência solicitaram apoio ao Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (GERIT), que executaram os demais procedimentos: isolaram a cela, colocaram os presos em local separado e comunicaram ao Judiciário, por meio da 16ª Vara de Execuções Penais, órgão judicial responsável pelos processos de internos que já se encontram na condição de sentenciados.
Gestores da unidade e a Polícia Penal também abriram um procedimento administrativo disciplinar (PAD), um dos procedimentos que constam nos itens do protocolo de ações em casos assim.
O PAD visa apurar a ocorrência e tem como principal consequência, além de chegar aos responsáveis, resultar na exclusão dos benefícios eventualmente obtidos pelo interno até aquele momento, como remissão (redução do tempo) de pena.
Alagoas na Net