Com a diminuição dos casos de Covid-19 e boa parte da população imunizada, a Semana Santa deste ano será, após dois anos, celebrada presencialmente na Arquidiocese de Maceió. Uma programação especial foi preparada para este feriado, que havia sido celebrado virtualmente durante a pandemia.
Ao CadaMinuto, o Arcebispo Dom Antônio Muniz disse que, neste ano, “a expectativa é que os fiéis vivam de forma presencial e intensa a Semana Santa e o Tríduo Pascal”.
Não haverá restrição de quantidade dos fiéis para a celebração da Semana Santa e Tríduo Pascal, tanto na Catedral Metropolitana quanto nas Paróquias.
Nesta quinta-feira Santa, a partir das 09h, será celebrada a tradicional Missa do Crisma, que, por conta da pandemia da Covid-19, aconteceu em outra data, no mês de setembro, nos anos de 2020 e 2021.
“Todo filho e filha de Deus rende graças a Deus por poder celebrar e expressa publicamente sua fé este ano”, emociona-se o Arcebispo.
A Arquidiocese afirma se alegrar em poder receber todos os fiéis dentro do templo, mas reforça que a retomada será feita com prudência e com os devidos cuidados, como o uso de máscara e álcool 70% dentro da Igreja.
“Rezamos por todos os que foram vítimas durante estes dois anos de pandemia e rogamos ao Bom Deus o fim dessa pandemia, bem como pedimos pela paz entre Rússia e Ucrânia”, lamentou o Arcebispo.
As festividades na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres iniciaram no Domingo de Ramos, dia 10, e finalizam no Domingo de Páscoa (17).
Confira abaixo a programação completa:
QUINTA-FEIRA SANTA – 14/04
9h – Missa do Crisma
19h – Missa da Ceia do Senhor
SEXTA-FEIRA SANTA – 15/04
12h – Oficio da Agonia
15h – Celebração da Paixão
SÁBADO SANTO – 16/04
19h – Vigília Pascal
DOMINGO DE PÁSCOA – 17/04
9h e 17h – Santa Missa da Páscoa do Senhor
Cada Minuto