20/12/2025 06:33:02

Geral
02/04/2022 15:00:00

Vacinação contra peste suína clássica segue até dia 30 de abril

Estima-se que cerca de 120 mil animais serão vacinados

Vacinação contra peste suína clássica segue até dia 30 de abril

Em continuação ao projeto piloto de implantação do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas, lançado em 2021, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a iniciativa privada realizam desde o último dia 21 de março a 30 de abril a segunda etapa de vacinação contra a doença no estado.

As vacinas aplicadas nesta etapa são doadas pela Zoetis Indústria de
Produtos Veterinários Ltda. e a aplicação das doses será feita por 120 vacinadores contratados pela iniciativa privada.

Os investimentos para execução do projeto piloto, que envolve a
vacinação contra a peste suína no estado, são provenientes de
parceria público-privada e somam mais de R$ 2 milhões.

Segundo o técnico do Mapa, Guilherme Takeda, "A vacina ocorre de maneira gratuita para o produtor, então os vacinadores contratados pela iniciativa privada vão até as propriedades rurais onde existem suínos e realizam a vacinação".

E continua, "Essa vacinação irá acontecer somente no estado de Alagoas, como parte de um projeto piloto do Plano Estratégico Brasil Livre, então realizamos a primeira etapa da vacinação, que foi feita de junho a agosto de 2021, e essa seria a segunda etapa da vacinação".

Doença

Também conhecida como febre suína, a PSC é uma doença viral, altamente contagiosa e que afeta somente suínos domésticos e asselvajados, não sendo transmissível a humanos. Os principais sintomas nos animais são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.

Além de Alagoas, outros dez estados fazem parte da zona não livre da doença, sendo eles Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.

Jornal de Alagoas