Edifício histórico, construído originalmente para sediar uma unidade das Forças Armadas em Maceió, a sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas já está sendo reformada com ordem de serviço devidamente assinada pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar Mendonça.
A reforma, que já estava prevista no plano de ações do atual governo alagoano e deverá estar pronta em seis meses, vai proporcionar importantes melhorias à Corporação e possibilitar o uso das instalações para abrigar novamente setores administrativos, inclusive o Alto Comando da PM, e está orçada em R$ 7.819.623,30, recursos próprios do Tesouro Estadual.
O prédio do Quartel do Comando Geral está localizado na Praça da Independência, no Centro de Maceió, e sua construção ocorreu em meados de 1819.
Em livro sobre a fundação do QCG, o major PM Silvio Teles relata que a sede original do primeiro Quartel Militar foi construída para abrigar o Corpo de Tropa de Linha e era feito de taipa e telhas, tendo sido erguido precisamente onde hoje está o Quartel do Comando Geral.
A narrativa salienta que, “após organizar a parte fiscal e administrativa da Capitania, por volta de 1819, o então governador Sebastião Francisco de Mello e Póvoas dedicou-se à defesa do território e manutenção da ordem”.
Ele fundou três pequenas companhias de soldados em Maceió. Antes do Quartel Militar, dois pequenos fortes foram edificados: o de São José, onde hoje funciona a Vigésima Circunscrição do Serviço Militar, no Centro, e o de São Pedro, que hoje abriga a Administração do Porto, no bairro de Jaraguá.
O secretário de Infraestrutura de Alagoas, Maurício Quintella afirma que a reforma do QCG vai melhorar a estrutura e gestão da PM e salienta que o local abriga um pedaço da história da cidade de Maceió. Ao parabenizar os alagoanos pela conquista, diz o secretário: “Tivemos todo o apoio da PM na estruturação do projeto, bem como do processo licitatório, e agora a empresa vencedora começará a obra. Nós vamos acompanhar para que seja entregue no tempo previsto para toda a população apreciar”.
Primeira Edição