A procura por testes RT-PCR para diagnosticar a Covid-19 reduziu 67% em Alagoas, no mês passado, na comparação com janeiro, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Foram 5.639 testes realizados em fevereiro, ante 17.128 em janeiro.
No entanto, mesmo com a queda na procura pelos testes, a taxa de exames positivos continuou em alta. Em fevereiro, 46% dos testes realizados no estado deram positivo, mesmo percentual de janeiro. Já nos primeiros dias de março 179 testes foram realizados, sendo apenas nove positivos, ou seja, taxa de positividade de 5%.
A redução dos números acontece também em outros estados brasileiros e indicam o fim da sazonalidade da doença, que registrou picos de casos após as festas de final de ano. As autoridades sanitárias estão atentas para o comportamento no período pós-Carnaval.
Com o recrudescimento da pandemia, alguns estados já começaram a autorizar a não obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e, também, em locais fechados, como é o caso do Rio de Janeiro.
Pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acreditam que a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados é uma decisão precipitada e que deveria ser realizada em etapas.
“O Rio de Janeiro não é uma ilha, está cercado por outras cidades da Região Metropolitana, com índices de coberturas vacinais e taxas vacinais diferentes”, disse o pesquisador em saúde pública Raphael Guimarães.
gazetaweb