20/12/2025 08:16:44

Economia
06/03/2022 19:00:00

Preço da gasolina e do pão deve aumentar em Alagoas por causa da guerra na Ucrânia

presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis-AL), James Thorp Neto, reconhece que existe possibilidade de aumento e diz que até o momento não há notícias de desabastecimento

Preço da gasolina e do pão deve aumentar em Alagoas por causa da guerra na Ucrânia

O conflito na Ucrânia já começa a afetar a economia mundial e em Alagoas não é diferente. O preço e estoque de diversos produtos pode ser afetado em razão das dificuldades logísticas causadas pela guerra. Um dos principais produtos afetados é a gasolina, o qual a Rússia é grande exportador. Com menos produto no mercado o preço tende a aumentar, além do receio de desabastecimento.

Jarlan Marques é dono de um posto de combustíveis em Maceió e conta que está temeroso com a disponibilidade do produto no mercado. Ele explica que sem poder importar os empresários vão recorrer à Petrobras, que não consegue atender toda a demanda nacional. Com isso, Marques conta que já comprou estoque a mais.

“Nos últimos dias a cotação dos derivados no exterior subiu mais de 10% devido ao conflito na Ucrânia. Provável que a defasagem ultrapasse um real por litro. Com isso as importações de derivados despencaram e as distribuidoras concentraram suas compras na Petrobras. É provável que tenhamos o cenário de novembro de 2021 de volta, quando houve escassez de produto visto que a Petrobras não consegue suprir 100% do mercado. Também esperamos forte correção nos preços da refinaria por parte da Petrobras. Aconselho que mantenham os estoques elevados para reduzir o impacto desse cenário”, afirma.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis-AL), James Thorp Neto, reconhece que existe possibilidade de aumento e diz que até o momento não há notícias de desabastecimento.

gazetaweb