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Geral
04/02/2022 21:00:00

O “buraco” AL e a cratera de São Paulo: qual a diferença?

Aberto há mais de oito meses, o “buraco” de Alagoas, como foi batizado por alguns caminhoneiros, foi provocado por problemas de drenagem

O “buraco” AL e a cratera de São Paulo: qual a diferença?

Tem um buraco na principal rodovia de Alagoas, uma verdadeira cratera, que inferniza a vida de quem precisa trafegar pela BR 101, no trecho próximo ao município de São Miguel dos Campos.

Aberto há mia de oito meses, o “buraco” de Alagoas, como foi batizado por alguns caminhoneiros, foi provocado por problemas de drenagem.

A causa é semelhante para a cratera aberta na marginal Tietê, um das principais vias de São Paulo-SP. Lá o “buraco” aberto na obra do mterô teria sido provocado pelo rompimento de uma tubulação de esgoto.

Em comum, os buracos de Alagoas e São Paulo tem o transtorno provocados a milhares de pessoas todos os dias.

A diferença é que lá, em São Paulo, a cratera aberta na última terça-feira já não existe mais. Aqui, o buraco segue, esperando que alguém entenda que é preciso o mínimo de agilidade ao menos para dar uma resposta.

O DNIT não respondeu sequer a questionamentos feitos pelo blog, sobre o prazo para a conclusão dos serviços e a retomada do trânsito no local.

O superintendente do DNIT em Alagoas, Ricardo Barosso Filho, enviou, no entanto, texto publicado no site do órgão, informando que a obra é prioritária.

A cratera de São


Em menos de 48 horas, ela foi preenchida e o trânsito será liberado nesta quinta-feira (03/02).

Para preencher a abertura foram usados 4 mil m³ de concreto, o equivalente a 650 caminhões betoneira, informou nota conjunta da STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos) com a Sabesp.

Além disso, outros 12 mil m³ de pedras, cerca de 1.200 caminhões basculantes, foram depositados no VSE Aquinos, onde fica o poço de ventilação da futura Linha 6-Laranja do Metrô, e que foi afetado pelo rompimento de uma coletora de esgoto que passava pelo local.

Saiba mais: Cratera da Marginal Tietê: Pista central deve ser liberada hoje (uol.com.br)

O buraco de Alagoas


Por aqui, segue aberto, sem prazo para conclusão da obra. Para piorar, a estação de chuvas se aproxima, o que pode levar o reparo a se arrastar por mais alguns meses ou anos. Tudo vai depender da “vontade política”.

Quem sabe se uma conversa de um dos nossos influentes parlamentares federais com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, não ajuda a fechar logo esse buraco? Quem sabe…

O que diz o DNIT


No texto, em sua página, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes diz que “avança dia e noite com os trabalhos para solucionar uma ocorrência complexa de erosão causada por chuvas na BR-101/AL, em São Miguel dos Campos, em Alagoas. Desde a interrupção do tráfego no trecho, em junho de 2021, as equipes do Departamento estão mobilizadas e tratam a obra como prioritária. A previsão é de que ainda neste semestre o tráfego seja restabelecido de forma segura.”

Veja aqui, o texto na íntegra: DNIT atua para recuperar erosão na BR-101/AL, em São Miguel dos Campos — Português (Brasil) (www.gov.br)

jornal de alagoas