A campanha “Dezembro Vermelho” é celebrada no último mês do ano e mobiliza o Brasil nacionalmente no combate contra o HIV, a Aids e outras Infecções sexualmente transmissíveis (IST), buscando conscientizar a população sobre métodos de prevenção contra essas doenças.
Uma das formas de se prevenir contra o HIV é a utilização do Prep (Profilaxia Pré-Exposição), que é a combinação de dois medicamentos antirretrovirais capazes de impedir a multiplicação do vírus dentro do organismo, evitando então a infeção.
Apesar do Sistema Único de Saúde (SUS) ter aprovado a distribuição e o acesso gratuito ao medicamento para toda a população, em Maceió o Prep é encontrado somente através da rede privada ou na rede pública municipal, no Bloco I do Pam Salgadinho, unidade especializada em atendimento a pessoas vivendo e convivendo com Hiv/Aids.
Atualmente esta unidade possui um cadastro de aproximadamente 360 pessoas fazendo o uso do Prep e outras 200 em acompanhamento contínuo do tratamento. Por conta de fatores diversos, o tratamento muitas vezes é descontinuado pelos pacientes.
Em busca de maiores informações sobre o funcionamento do medicamento, o 7Segundos entrou em contato com um dos psicólogos da Pam Salgadinho, Yugo Torquato da Silva, que nos explicou um pouco mais sobre o tratamento.
“PreP significa Profilaxia Pré-Exposição. Qual o objetivo disso? Reduzir o risco da pessoa adquirir a infecção, então a Prep é uma das possibilidades que a pessoa tem de se prevenir ao HIV, existem outras, um conjunto dessas possibilidades e prevenção a gente chama de mandala da prevenção”, explicou.