21/12/2025 04:28:06

Geral
25/12/2021 06:00:00

ConecteSUS é restabelecido e volta a emitir certificado de vacinação

A plataforma permaneceu 13 dias com problemas

ConecteSUS é restabelecido e volta a emitir certificado de vacinação

O aplicativo ConecteSUS, que registra toda a trajetórios dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) — incluindo as vacinas recebidas nas redes pública e privada –, teve seu funcionamento restabelecimento, segundo comunicado divulgado nesta 5ª feira (23.dez) pelo Ministério da Saúde.

A plataforma permaneceu 13 dias com problemas, entre os quais indisponibilidade da função de emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, depois de um ataque hacker. Segundo o governo, a emissão do certificado pode apresentar instabilidades nas primeiras horas depois do restabelecimento, devido à quantidade de acessos.

Na data do ataque hacker, usando como justificativa as falhas no ConecteSUS, o Executivo federal anunciou adiamento por sete dias o início da cobrança do comprovante de vacinação contra a covid para entrada no território brasileiro. Posteriormente, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que se tornasse obrigatória a apresentação do comprovante para viajantes do exterior que cheassem ao Brasil.

agoranoticiasbrasil.com.br