Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), órgão do governo americano, o fenômeno climático responsável por invernos rigorosos e grandes secas em todo o mundo chegou novamente e será sentido por vários meses.
Após um período de relativo equilíbrio atmosférico desde o início do ano, o La Niña se intensificará nas próximas semanas e só vai perder força na primavera de 2022, o que pode impactar no regime de chuvas, no final da temporada de furacões e na intensidade do inverno boreal que se aproxima.
Um leitor palmarino endereçou e-mail (www.atribunadeuniaogmail.com) a editoria deste noticioso solicitando fosse divulgada matéria no sentido de alertar os governos municipal e estadual para o problema do rio Mundaú que costuma nesta época do ano ficar literalmente seco, deixando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de abastecer normalmente a cidade.
Em um dos trechos da solicitação o leitor sob a condição do anonimato escreve que ‘o site Tribuna União é um órgão de imprensa confiável, apolítico e independente embora ostente uma publicidade do governo do estado, o que não o impede sob nenhuma hipótese, de divulgar os anseios do povo palmarino, berço natural da Tribuna já há 16 anos. Os governantes, por certo, voltarão a ficar sensíveis ao problema que aflige mais de 60 mil pessoas numa cidade do porte de União dos Palmares, o terceiro município mais importante do estado de Alagoas’, encerrou.
De fato, desde 08 de março 2017 a obra de uma barragem foi autorizada pelo governo do Estado, mas conforme reportagem anexa publicada na Agência Alagoas, mas até agora, a obra não foi iniciada, ficando, portanto, as autoridades competentes arguidas sobre o assunto, mesmo se sabendo que o SAAE poderá ser privatizado a exemplo da Casal em Maceió e de outros municípios alagoanos.
A preocupação, no entanto, se prende ao momento atual, já que estamos na primavera, estação que antecede o verão que costuma ser uma estação onde a água é imprescindível.
Da Redação
Quarta, 08 Março 2017 13:42
INFRAESTRUTURA HÍDRICA
Estado garante recursos para construção de barragem em União dos Palmares
Obra de caráter emergencial deve solucionar o déficit no abastecimento de água do município comprometido a produção agrícola e animal, bem como o abastecimento de água potável na região.
Para sanar o problema, o Governo de Alagoas irá investir R$ 270 mil na construção da primeira barragem de nível definitiva do município. O anúncio foi feito pela secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, em reunião com o prefeito da cidade, Kil Freitas.
“Água é um bem público e nós estamos empenhados em garantir a todos os alagoanos o acesso a esse recurso natural. A seca existe e não há como combatê-la, mas é possível conviver com ela, minimizando seus efeitos. Por isso, temos desenvolvido projetos que reduzem os danos do período de estiagem para a população”, destacou Aparecida Machado.
Enquanto a obra passa pelo processo de contratação, a Seinfra já adotou medida paliativa para atender às demandas do município. “Em dezembro do ano passado, quando o rio Mundaú registrou vazão zero, recomendamos ao município a implantação de uma barragem provisória, com sacos de areia. A estrutura teve resultados significativos e serviu de teste para mensurar a eficiência da sua conversão em barragem definitiva, feita com concreto armado”, explicou Jamerson Lima, superintendente estadual de Políticas de Saneamento.
Segundo a secretária Aparecida Machado, a obra já está em fase de contratação emergencial. “Quando concluída, a barragem garantirá um período de captação de até 120 dias”, salientou Aparecida Machado.