A Equatorial Alagoas participou na madrugada da última quinta-feira (28) de uma ação integrada com o objetivo de coibir o furto de energia elétrica em um estabelecimento comercial localizado no município de Teotônio Vilela, Agreste alagoano. A ação resultou na prisão do proprietário do imóvel, que estava fazendo uso de um procedimento irregular que contribuía para que o consumo de energia não fosse registrado corretamente pela concessionária.
As equipes da Equatorial constataram que o perfil de consumo da unidade não era compatível com o porte do estabelecimento comercial. Elas descobriram que o cliente usava um imã no medidor de energia, fazendo com que cerca de 60% do consumo não fosse registrado pelo equipamento. A média de consumo que estava sendo registrada mensalmente era em torno de 3.000 kWh, quando o consumo correto deveria girar em torno de 7.000 kWh.
O superintendente operacional da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho, destaca que a empresa vem investindo no uso de tecnologia avançada para auxiliar o trabalho das equipes de campo que realizam diariamente as inspeções.
“A Equatorial vem investindo em tecnologia para o combate às perdas de energia no estado de Alagoas. Este caso é um exemplo do uso de técnicas de inteligência, agregado ao uso de equipamentos de monitoramento remoto, sendo possível verificar o modo com que o fraudador atua. Essas novas tecnologias já estão sendo utilizadas na identificação de fraudes praticadas tanto por grandes consumidores, como pelos consumidores residenciais e comerciais de baixa tensão”, explica o superintende.