O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está cada vez mais perto e muitos candidatos especulam qual o tema da Redação. Por isso, o g1 conversou com o professor Thiago Morais, que traz uma lista de possíveis temáticas. Confira:
Incêndio na região do Parque Nacional da Serra da Capivara, Sul do Piauí — Foto: Reprodução
O meio ambiente é um tema recorrente no Enem, desde o debate sobre a degradação da fauna e da flora à maneiras de preservação como a reciclagem. Nesta edição do exame, o professor acredita que incêndios florestais e o crescente uso de agrotóxicos no país possam ser abordados.
"Sugiro que estudem, lapidem e tentem ampliar as produções acerca de agrotóxicos, de queimadas associadas ao tráfico de madeiras e, claro, às ações antrópicas. E também à escassez de fiscalização do Poder Público, que inviabiliza uma conduta mais real e mais humana para com o meio ambiente", afirmou Thiago.
2. Tecnologia
Estudantes iniciam ano letivo 2021 com aulas remotas — Foto: Arquivo Pessoal
Com a necessidade do isolamento social como prevenção à Covid-19, muitas escolas e universidades brasileiras adotaram o sistema de Educação à Distância (EaD). Para o professor Thiago, o assunto pode ser abordado a partir das restrições cognitivas de alunos, oriundas do método.
"Estude sobre a evolução da educação brasileira, seus percalços, suas características e, sobretudo, os desafios relacionados à pandemia, que provocou uma série de confusões e impedimentos cognitivos em estudante", disse.
Com aumento do desemprego, principal fonte de renda dos catadores é no lixo — Foto: Arquivo pessoal
O mercado de trabalho e os direitos trabalhistas são assuntos em alta no momento. Entre 2020 e 2021, o número de trabalhadores informais aumentou em 5,6 milhões, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, o professor de redação Thiago Morais também aposta no tema.
"Relacionar essa vertente com as vertentes política e econômica, do ponto de vista comportamental, logístico e empregatício. Diversas pessoas perderam seus empregos, foram demitidas, tiveram a saúde financeira comprometida e a saúde mental debilitada", completou o professor.
G1