07/10/2025 03:04:29

Brasil
15/07/2021 02:00:00

MS decreta situação de emergência devido a incêndios florestais e estiagem

Medidas publicadas no Diário Oficial desta terça-feira valem por 180 dias e podem facilitar acesso a recursos como contratação de brigadistas

MS decreta situação de emergência devido a incêndios florestais e estiagem

O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência em todo o estado relacionada à estiagem e aos incêndios florestais. As medidas foram publicadas no Diário Oficial desta terça-feira e valem por 180 dias.

— Vamos encaminhar esses decretos ao Ministério do Desenvolvimento Regional visando o reconhecimento desse estado de emergência. A partir disso, temos grande possibilidade de avançar na busca de recursos de curto prazo para atender emergências, tanto na contratação de brigadistas, de equipamentos de curto prazo, combustível e mais voos de aeronaves que serão necessários — explica o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do estado, Jaime Verruck, ao G1.

Verruck afirmou que esse é um instrumento fundamental para que se possa acessar recursos da Defesa Civil Nacional e para que eles possam ser imediatamente implementados em apoio ao Corpo de Bombeiros.

O Coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Fábio Catarineli, afirmou que o Corpo de Bombeiros Militar de MS já está com operações de combate a incêndios florestais em andamento no estado e que os decretos auxiliam na tomada de decisões e ações emergenciais.

Para os decretos de situação de emergência, o governo levou em conta fatores que demonstram que a falta de chuva pode trazer graves consequências para o estado, como o avanço de incêndios florestais.

Entre eles está a quantidade de focos de calor registrados no MS pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe): nos meses de junho e julho foram 3.693 focos, em 72 municípios.

Conforme noticiado nesta terça-feira, o governo federal decidiu excluir o Inpe do protagonismo em divulgar dados com ocorrências de incêndios registrados em todo o país, uma tarefa que o instituto realiza há décadas. Esse papel agora vai ficar por conta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, área de influência do agronegócio.

https://ultimosegundo.ig.com.br/