Em julho deste ano, quando o filme deve ser finalmente lançado, mais uma vez a empresa identificou aumento nas tentativas (9%).
“Grandes lançamentos sempre foram uma fonte de entretenimento, mas a paixão dos fãs pode levá-los para esses golpes online, e, o pior, é que as pessoas nem desconfiam”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.
“Nossa pesquisa Ressaca Digital destacou este comportamento e mostrou que 41% dos brasileiros admitem ter desativado uma ou mais vezes a solução de segurança do PC ou celular, porque ela não permitiu um download. Para evitar estes golpes, precisamos reforçar sempre a importância da educação digital”, diz.
Como os golpes acontecem? Foram identificados sites de phishing, projetados para roubarem dados das vítimas. A pessoa entra no site, na esperança de assistir ao filme e é redirecionada para uma página que pede o preenchimento de um cadastro, com informações e um cartão. Depois, cobra-se um valor da vítima e o filme completo não é exibido.
Como evitar golpes? A Kaspersky orienta que os usuários fiquem atentos a autenticidade dos sites antes de informar dados pessoais, usem somente páginas oficiais para assistir ou baixar filmes, prestem atenção às extensões dos arquivos que pretendem baixar (um vídeo nunca terá uma extensão .exe ou .msi.), usem um antivírus no computador e evitem links de visualização antecipada de conteúdo.