07/10/2025 03:04:28

Justiça
04/06/2021 21:00:00

MP decide requisitar a estado e municípios listas nominais de pessoas vacinadas em AL

MP decide requisitar a estado e municípios listas nominais de pessoas vacinadas em AL

A Força-Tarefa de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) irá requisitar ao estado e aos municípios alagoanos as planilhas com os nomes de todas as pessoas que foram vacinadas até agora contra a Covid-19. A decisão foi tomada durante reunião por videoconferência ocorrida na quarta-feira (2), entre integrantes da força-tarefa e representantes do Conselho Regional de Medicina de Alagoas, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas e Secretaria de Saúde de Maceió.

Segundo divulgado pela assessoria de Comunicação do MP, a requisição visa monitorar a lista de pessoas imunizadas, de modo que o colegiado possa ter o controle do plano de imunização estadual. A FT também decidiu que vai reforçar tanto junto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) a necessidade de se manter as medidas de combate ao novo coronavírus e da importância da fiscalização sobre essas ações que devem continuar sendo respeitadas pela população.

Fura-filas

Durante a reunião as autoridades foram questionadas e negaram, até o momento, a existência de denúncia de fura-filas e de atestados médicos sob suspeitas. “Precisávamos saber acerca das providências que estão sendo adotadas para fiscalização do cumprimento dos critérios existentes para vacinação do grupo de pessoas com comorbidades. No caso, indagamos os conselhos e o município de Maceió se há atestados falsos ou que estão sob investigação e se existem médicos acusados de fornecer esses documentos. A resposta foi negativa, ou seja, por enquanto, não chegou nenhuma denúncia de irregularidade, não há qualquer caso concreto sob apuração”, informou o promotor de Justiça José Carlos Castro.

Cada Minuto