A vacina da Pfizer contra a Covid-19 recebeu nesta sexta-feira (28) o aval da Anvisa para novas condições de conservação e armazenamento. A mudança permitirá que as doses sejam enviadas para todo o país.
Antes, a orientação era de que as vacinas da Pfizer fossem aplicadas em até 5 dias quando chegassem nos municípios —por isso, acabavam sendo aplicadas nas capitais.
A nova bula permite que a vacina seja mantida em temperatura controlada entre 2 a 8 graus Celsius por até 31 dias.
Para aprovar as novas condições, a Agência de Vigilância Sanitária avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina, que servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração.
As vacinas da Pfizer precisam ser mantidas congeladas para o armazenamento e conservação. Em um primeiro momento, o armazenamento ocorria com temperatura de -70°C, mas a empresa conseguiu autorização da Anvisa para elevar a temperatura de conservação para -25°C.
Até agora, a empresa já entregou mais de 3 milhões de doses do imunizante. A primeira entrega foi em 29 de abril, com 1 milhão de doses; a segunda carga chegou em 5 de maio, com 628.290; a terceira no dia 12 de maio também com 628.290 doses e a quarta em 19 de maio com 629.460 doses.