O prefeito de Delmiro Gouveia, Marcelo Lima (PDT) foi afastado do cargo, agora há pouco, em uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, convocada pelo vereador Valdo Sandes (PMDB).
Por cinco votos contra três, mais o voto do presidente da Casa, o prefeito foi afastado do cargo. Os outros três votos foram de abstensão.
Como a Câmara Municipal está em reforma, a sessão ocorreu no Clube Palmeirão. Os vereadores começaram as discussões às 10 horas, mas às 11 horas, houve um recesso, de 10 minutos. Às 12 horas houve outro recesso e, agora há pouco, terminaram as votações.
No dia 12 de julho, o advogado Raul Santos protocolou na Câmara um requerimento pedindo o afastamento do prefeito Marcelo Lima. O teor do documento traz denúncias de irregularidades na folha, improbidade administrativa e distribuição irregular de leite.
Durante a sessão, o vereador Fernando Aldo entrou no local com um oficial de Justiça e um advogado, para tentar anular a votação. Eles procuraram a juíza da cidade, que, por se tratar de uma ação administrativa, resolveu não decidir sobre o assunto.
Neste momento, os vereadores e o vice, José Cazuza, estão no fórum da cidade, onde esperam a decisão da juíza sobre quem vai assumir o município. A expectativa é que o vice assuma a qualquer momento.
O prefeito afastado, que está no primeiro mandato, ainda pode recorrer da decisão, como já aconteceu outras vezes em que ele foi afastado do cargo pelas denúncias de corrupção.